Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0585 - Ciências da Linguagem - Fundamentos das Práticas Midiáticas I
Language Science – Fundamentals of Media Practices I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 31/12/2014

Objetivos
1) Introduzir os alunos às reflexões sobre linguagem que levaram diversos campos do conhecimento a uma interação.
2) Familiarizar os alunos com autores e textos centrais a este processo.
3) Introduzi-los às grandes linhas de análise semiótica
4) Criar condições para uma percepção dos efeitos de sentido obtidos pela palavra e pelos discursos.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2068372 - Rosana de Lima Soares
 
Programa Resumido
Introduzir os alunos às reflexões sobre linguagem que levaram diversos campos do conhecimento a uma interação.  Familiarizar os alunos com autores e textos centrais a este processo.  Introduzi-los às grandes linhas de análise semiótica. Criar condições para uma percepção dos efeitos de sentido obtidos pela palavra e pelos discursos.
 
 
 
Programa
1 Linguagem ou uma segunda natureza do homem: natureza da operação lógica sobre a qual repousa a ordem simbólica
2) A aquisição da linguagem na infância
3) Implicações da ordem simbólica: jornalismo e laço social, o espaço público
4) A função testemunhal do jornalismo
5) A estratégia realista, ou referencial, do jornalismo: a inserção no cotidiano e o conceito de fait divers
6) Filosofia da linguagem e teorias do signo
7) A semiologia de Ferdinand de Saussure
8) De Hjelmslev a Deleuze, as estratificações
9) A semiótica de Charles Sanders Peirce
10) Jakobson e as funções da linguagem
11) McLuhan: os meios como mensagem
12) Molduras cognoscitivas: a oralidade, a escrita, a imprensa.
13) Uma ordem imaginária: identificações e representações sociais
14) O conceito de discurso e os processos de interdição da fala
15) Wiki: a produção de trabalhos em hipertexto
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Aulas expositivas e seminários. 2) Discussão de textos e exemplos. 3) Trabalhos e atividades individuais e em grupo.
Critério
1) Frequência, participação nas aulas, leitura e debate dos materiais indicados. 2) Preparação e realização das atividades propostas para avaliação. 3) Desenvolvimento de trabalhos parciais e trabalho final.
Norma de Recuperação
Trabalho indicado ao final do semestre e entregue em data a ser combinada com a docente.
 
Bibliografia
     
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
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CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 1995.
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ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1984.
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FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Vega, 1992 (col. Passagens).
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GOMES, M. R. Da narrativa, mais uma vez: transcurso por As aventuras de Pi. Novos Olhares, v. 2, p.1-16, 2013. 
GOMES, M. R. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo: Edusp/Hacker, 2000.
GREIMAS, A. J. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1976.
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SOARES, R. L. Imagens veladas: Aids, imprensa e linguagem. São Paulo: Annablume, 2001.
SOARES, R. L. Margens da comunicação: discurso e mídias. São Paulo: Fapesp/Annablume, 2009.
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SODRÉ, M.; FERRARI, M. H. Técnica de reportagem. Notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.
TALESE, G. Fama e anonimato. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TODOROV, T. Estruturalismo e poética. São Paulo: Cultrix, s/d.
VICENTE, E. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In: SOARES, R. L.; SILVA, G. Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA-USP, 2018.
VOGLER, C. A jornada do escritor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
 

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