1) Refletir sobre a natureza dos discursos e as relações entre teorias da linguagem, mídias e cultura. 2) Apresentar os principais conceitos e metodologias da análise de discurso, recurso para a análise crítica das mídias e para sua interpretação. 3) Explorar a noção de discurso como fundamento do fazer jornalístico e das práticas midiáticas em formatos verbais, visuais, audiovisuais, sonoros e digitais, compreendendo suas singularidades e potencialidades.
1) Reflexão sobre as relações entre teorias da linguagem, mídias e discursos; 2) Apresentação de conceitos e metodologias da análise de discurso; 3) Análise e produção de formatos verbais, visuais, audiovisuais, sonoras e digitais nas mídias.
1) Crítica de mídia e cultura audiovisual. 2) Linguagem, narrativa e discurso. 3) O conceito de texto e a noção de discurso. 4) Discursos circulantes e o sujeito nos discursos. 5) Gêneros discursivos e formas narrativas. 6) Discurso e práticas midiáticas. 7) Discursos factuais, ficcionais ou híbridos. 8) Teorias e métodos de análise do discurso. 9) Leis do discurso e cena da enunciação. 10) Análise de discurso crítica e práticas sociais. 11) Discursos verbais: estratégia realista ou referencial. 12) Discursos audiovisuais: de uma estratégia realista a um laço social. 13) Discursos sonoros: o áudio em programas radiofônicos ou podcasts. 14) Discursos multimídia: mídia digitais online e redes sociais. 15) Construção coletiva de conhecimento: teoria e prática.
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