1) Oferecer aos alunos um panorama das reflexões sobre as mídias.2) Introduzir os alunos a metodologias da análise de discurso.3) Explorar os textos icônicos/verbais: a preponderância nas mídias.
A disciplina, com eixo nos meios (seus modos, suas produções e efeitos), é direcionada para a apreensão e aplicação de instrumental teórico oferecido por dois grandes campos: o da análise de narrativas e o da análise de discurso. Orientada por conceitos deles advindos, a disciplina ainda procura incorporar recursos das tecnologias digitais, como é o caso da gestão de site wiki.O software livre wiki, um programa de gerenciamento de conteúdo com propriedades hipertextuais, permite que os alunos realizem seus trabalhos em ambiente de rede, em espaço que acolhe a experiência com diversos meios/formas e cruzamentos.
1) Os meios, a mensagem e a comunicação.2) O conceito de texto.3) A noção de discurso.4) O sujeito nos discursos.5) A perspectiva disciplinar dos discursos circulantes.6) Discursos no campo jornalístico.7) Introdução à análise de discurso.8) Os nós do discurso: as idéias fonte e os estereótipos.9) A perspectiva de Pêcheux.10) A perspectiva de Maingueneau.11) A perspectiva de Charaudeau.12) Discursos verbais.13) Discursos imagéticos.14) Discursos audiovisuais.15) Wiki: a práxis em hipertexto.A disciplina oferece site (http://www.eca.usp.br/nucleos/Ciencias.Linguagem/) em que são disponibilizadas todas as informações e condições necessárias para que os alunos possam acompanhá-la, ler os textos recomendados e interagir na construção do aprendizado.
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