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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0586 - Ciências da Linguagem: Dos Discursos
Language Science – From Discourses

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1)	Oferecer aos alunos um panorama das reflexões sobre as mídias.
2)	Introduzir os alunos a metodologias da análise de discurso.
3)	Explorar os textos icônicos/verbais: a preponderância nas mídias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2068372 - Rosana de Lima Soares
 
Programa Resumido
Oferecer aos alunos um panorama das reflexões sobre as mídias. Introduzir os alunos a metodologias da análise de discurso. Explorar os textos icônicos/verbais: a preponderância nas mídias.
 
 
 
Programa
1)	Os meios, a mensagem e a comunicação.
2)	O conceito de texto.
3)	A noção de discurso.
4)	O sujeito nos discursos.
5)	A perspectiva disciplinar dos discursos circulantes.
6)	Discursos no campo jornalístico.
7)	Introdução à análise de discurso.
8)	Os nós do discurso: as idéias fonte e os estereótipos.
9)	A perspectiva de Pêcheux.
10)	A perspectiva de Maingueneau.
11)	A perspectiva de Charaudeau.
12)	Discursos verbais.
13)	Discursos imagéticos.
14)	Discursos audiovisuais.
15)	Wiki: a práxis em hipertexto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) Aulas expositivas e seminários. 2) Discussão de textos e exemplos. 3) Trabalhos e atividades individuais e em grupo.
Critério
1) Frequência, participação nas aulas, leitura e debate dos materiais indicados. 2) Preparação e realização das atividades propostas para avaliação. 3) Desenvolvimento de trabalhos parciais e trabalho final.
Norma de Recuperação
Trabalho indicado ao final do semestre e entregue em data a ser combinada com a docente.
 
Bibliografia
     
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 
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FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
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GOMES, M. R. Repetição e diferença nas reflexões sobre comunicação. São Paulo: Annablume, 2001.
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MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1993.
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VILCHES, L. Teoría de la imagen periodística. Barcelona: Paidós, 1987.
 

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