Desenvolver nos alunos habilidades práticas e críticas para o exercício profissional em agências de notícias e outros meios jornalísticos. Promover o exercício da reflexão crítica a partir da prática jornalística.
Disciplina laboratorial que visa a edição diária de boletins noticiosos, enfocando pauta (como pesquisar temas, enfoques, produção de questões, entre outros elementos), apuração de dados (técnicas de coleta, entrevista, fontes, setorismo), estruturação da notícia (conceitos e características da notícia, formas de redação e análise textual), título (elaboração, estruturação e padronização) e edição (função do editor, ruídos, interferências, intenções na edição e hierarquização das matérias). Abordagem de outros gêneros de texto jornalístico: interpretação e opinião.
1. Edição diária de um boletim noticioso.2. Pauta: como pesquisar temas, enfoques, produção de questões.3. Apuração de dados, técnicas de coleta de dados, especialmente entrevista; a importância das fontes, o setorismo.4. Estrutura da notícia: Conceito e características da notícia; formas de redação; pirâmide invertida, pirâmide normal, pirâmide mista; o lead, seus diversos tipos e sua redação; técnicas de estruturação do texto; redação de texto informativo comum ou mais fontes; análise do texto.5. Título: tipos de títulos; elaboração; a estrutura do título; palavras-chave; a importância do título; títulos padronizados.6. Edição: a função do editor; ruídos e interferências na edição; a intenção na edição; a hierarquização das matérias em uma página de jornal.7. Outros gêneros de texto jornalístico: interpretação e opinião.8. A produção científica e cultural da Universidade de São Paulo. Estrutura organizacional, sistemas de produção.9. Técnicas de redação e estilo específicas para textos de agências de notícias.10. História, estrutura e funcionamento das agências de notícias. Seu papel atual no jornalismo mundial.11. Agências de notícias, internet e processos de convergência: textos, imagens, áudios e outras possibilidades.
ALTMAN, Fábio (org.) A arte da entrevista - uma antologia de 1823 aos nossos dias. Editora Scritta, São Paulo, 1995.CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do Jornalismo - buscas práticas para uma teoria da ação jornalística, Summus Editorial, São Paulo, 1994.DA SILVA Junior, José. Legado e Herança das Agências de Notícias para o Jornalismo na Web. Contemporânea: Revista de Comunicação e Cultura = Journal of Communication and Culture [1806-0269]. Vol. 6, n. 1, 2008. DANTAS, Audálio. Repórteres - Editora Senac, São Paulo, 1998.ESPERIDIÃO, Maria. Gigantes Invisíveis no Telejornalismo Mundial: agências internacionais de notícias e o ecossistema noticioso global. Brazilian Journalism Research [1808-4079]. Vol. 7, n. 1, 2011.LAGE, Nilson. Estrutura da notícia, Editora Ática, São Paulo, 1985.LOPES, Dirceu Fernandes, COELHO SOBRINHO, José; PROENÇA, José Luiz (orgs.). A Evolução do Jornalismo em São Paulo. Edicon, São Paulo, 1997.__________. Edição em Jornalismo Impresso, Edicon, São Paulo, 1998.MEDINA, Cremilda de Araujo. Diálogo possível. Editora Ática, São Paulo, 1990.MEDITSCH, Eduardo. O conhecimento do jornalismo. Editora da UFSC, Florianópolis, 1992.