Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0591 - Fotografia e Imagem em Editoração
Photography and Image in Publishing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Desenvolver competência de linguagem visual para a capacitação de criação, produção e leitura de imagens fotográficas. Debater a prática editorial da fotografia, tendo em vista as implicações de sua configuração digital. Oferecer elementos para a reflexão, a fim de capacitar o aluno para articular a produção fotográfica (do autor ao leitor) frente aos meios de divulgação de natureza impressa ou eletrônica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2810672 - Atilio José Avancini
1803884 - Wagner Souza e Silva
 
Programa Resumido
A História da Arte é o portal da disciplina, considerando-se que é pelo visual que se condensam as maneiras de viver, sentir e pensar de uma dada cultura numa determinada época. A visualização de imagens autorais de fotógrafos clássicos, baseada no cotidiano da vida urbana, trabalha na perspectiva da fotografia ligada ao real, vista como documento informativo e forma expressiva. O estudo teórico – fundamentado nas reflexões dos pensadores Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois e Joan Fontcuberta – tem como objeto a fotografia e busca contribuir para a leitura, nos discursos midiáticos, dos significados culturais da imagem fotográfica, integrada ao texto verbal. A disciplina implica um saber-fazer básico sobre câmera fotográfica digital, com saída fotográfica temática, tendo como referência o “momento-decisivo” do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Propõe-se ainda a abordagem da tecnologia digital, que traz alterações nos modos de construção, divulgação e percepção da fotografia e da informação. Deve-se verificar em que medida os suportes de natureza eletrônica, os aplicativos de tratamento de imagens ou a distribuição imediata de fotografias definem usos distintos daqueles utilizados nas práticas midiáticas de natureza impressa. Tem-se também como objetivo explorar as etapas técnicas da produção contemporânea, isto é, os fluxos de trabalho, entendidos como fundamentais para a consideração de questões éticas e estéticas com as quais a fotografia se depara no mercado editorial. Palavras-chave: linguagem visual, produção editorial de imagens, expressões pré-fotográficas, fotografia digital, pós-produção na fotografia.
 
 
 
Programa
A história da arte da Antiguidade à Idade Média. A história da arte do Renascimento ao surgimento da fotografia. Vincenzo Pastore na São Paulo antiga. Fundamentos técnico-estéticos da fotografia moderna. Imagens em livro e as revistas ilustradas. Henri Cartier-Bresson e o “momento-decisivo”. Processos visuais: o olho humano e a câmera escura. A fotografia analógica e a fotografia digital. Análise de imagens. Planos de expressão da fotografia contemporânea. Prática fotográfica. Visualização das imagens da prática fotográfica. Fluxos de trabalho e técnicas para o tratamento digital. Edição e as narrativas em imagens. Ensaio fotográfico. Fotomontagem. Exposição de fotomontagens no Espaço Milton Santos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, projeção de imagens e exercícios práticos.
Critério
Trabalho escrito impresso (reflexão teórica), apresentação de ensaio fotográfico (impresso) e exposição coletiva de fotomontagens (impresso e digital).
Norma de Recuperação
: Por se tratar de disciplina prática e laboratorial a apresentação de um novo trabalho não é suficiente. Requer a inscrição do aluno como aluno regular no próximo semestre em que a disciplina for oferecida.
 
Bibliografia
     
AMAR, Pierre-Jean. História da Fotografia. Lisboa: Edições 70, 2007.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995.
AVANCINI, Atílio. Atílio Avancini. Série artistas da USP, no 15. São Paulo: Edusp, 2006.
AVANCINI, Atílio. Entre Gueixas e Samurais: Fotografias e Relatos de Viagem. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial, 2008.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1981.
CARTIER-BRESSON, Henri. El Instante Decisivo. In: FONTCUBERTA, Joan (org.). Estética Fotográfica. Barcelona: Blume, 1984, p. 188-201.
COUCHOT, Edmond. A Tecnologia na Arte: Da Fotografia à Realidade Virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
DEBRAY, Regis. Vida e Morte da Imagem. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas: Papirus, 1994.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FABRIS, Annateresa. Redefinindo o Conceito de Imagem. In Revista Brasileira de História, no 35, v. 18. São Paulo, 1998. Disponível em: www.scielo.br/.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, Vilém. O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da Superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
FONTCUBERTA, Joan. El Beso de Judas: Fotografia y Verdad. Barcelona: Gustavo Gili, 1997.
GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.
HEDGCOE, J. O Novo Manual de Fotografia. São Paulo: Senac, 2010.
JANSON, Horst. História da Arte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
LANGFORD, Michael. Fotografia Básica de Langford: Guia Completo para Fotógrafos. Porto Alegre: Bookman, 2009.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular. São Paulo: Brasiliense;Funarte, 1984.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
MARIEN, Mary Warner. Photography: A Cultural History. New York: Harry Abrams, 2002.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976.
PARENTE, André. Imagem Máquina: A ERA das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
PASTORE, Vincenzo. Na Rua. São Paulo: Instituo Moreira Salles, 2009.
RITCHIN, Fred. After Photography. New York: W. Norton & Company, 2009.
ROUILLÉ, André. A Fotografia: Entre Documento e Arte Contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
THOMPSON, Nicola (org.). Tecnicas de los Grandes Fotografos. Madrid: Hermman Blue Ediciones, 1981.
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico: Teoria e Prática. São Paulo: Senac, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0591

Clique para consultar o oferecimento para CJE0591

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP