Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0599 - Projetos em Jornalismo Digital
Digital Journalism Project

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos do curso de jornalismo conhecimentos teóricos e práticos sobre a mídia Internet e as tecnologias que a suportam. Discutir paradigmas e paradoxos do design centrado no usuário para os conteúdos hipermídia interativos sobre a Internet e para a comunicação mediada por computador, refletindo sobre sua importância para o jornalismo. Desenvolver habilidades que propiciem aos alunos uma melhor inserção no atual mercado de trabalho, mapeando sua inserção em sites e portais da rede mundial de computadores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2810672 - Atilio José Avancini
443832 - Dennis de Oliveira
1017463 - Jean Pierre Chauvin
 
Programa Resumido
A disciplina visa preparação do futuro jornalista para o enfrentar o novo mercado cada vez mais . às novas tecnologias resultantes do processo de desenvolvimento do sistema computacional em escala mundial e da interconexão proporcionada pela rede mundial de computadores a Internet. No decorrer de um semestre, o aluno se familiarizará com os recursos de edição e de veiculação de notícias pelos meios eletrônicos conectados à WWW e à veiculação de informações em tempo real. Também será desenvolvida uma base teórica referente a esta nova modalidade de Jornalismo.
 
 
 
Programa
1 - Inovação, tecnologia e ferramentas para o jornalismo. Apresentação de uma visão de jornalismo. 2 O sumiço do espaço. A velocidade e a aceleração. O trânsito substitui o ponto fixo. O não-lugar. 3 .Caso: Crônica de uma catástrofe ambiental - O making of de uma reportagem online. 4 -O estado da arte do jornalismo multimídia e das interfaces interativas na web. 5 – NewsGames - A interface entre jogos e jornalismo - Global Conflicts.Uso do wordpress como CMS. Instalações de plugins e templates. Definições de possíveis nichos e temas de cobertura. Inspirações possíveis: webby awards 6 - História do Jornalismo Digital no Brasil e as perspectivas da comunicação e da produção de informação. 7 - Panorama de ferramentas do jornalismo online. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo – Content Management Systems (CMS). Funcionamento dos principais CMS livres, entre os quais Wordpress, Drupal, Plone/Zhope e Django (este último desenvolvido por jornalistas). As principais ferramentas de edição multimídia. Mindy McAdams. Reporters Guide to Multimedia Proficiency.Mark Briggs, Jornalismo 2.0 8 - História do Jornalismo Digital no Brasil e as perspectivas da comunicação e da produção de informação. 9 - Cases de planejamento editorial. O trabalho do web producer. A produção do jornalismo na era digital: o roteiro, a pauta, a reportagem e a edição. Casos: Agência Brasil, Portal Estadão (Cadernos Link e Paladar). Site da Revista Cult. 10 - Planejamento Editorial / O fim do tempo. Notas e esclarecimentos sobre planejamento editorial. O tempo do fim do tempo. As mudanças estruturais na temporalidade a partir dos meios de comunicação de massa e dos meios eletrônicos. O ideal do tempo zero. 11 - O jornalismo colaborativo e suas implicações. 12 - Jornalismo de base de dados. RAC. Web profunda. 13 - Apresentação / discussão dos sites e modelos editoriais / finalização dos sites 14 - Discussão sobre Cultura Digital.br /
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas.
Critério
Participação nas aulas, exercícios e projetos.
Norma de Recuperação
Uma prova ou projeto, a combinar.
 
Bibliografia
     
KOVACH, Bill. ROSENSTIEL, Tom. The Elements of Journalism. New York: Three Rivers Press (Crown Publishing Group, Random House), 2007.
LESSIG, Lawrence. Code Version 2.0. New York: Basic Books, 2006.
Mindy McAdams. Reporters Guide to Multimedia Proficiency.
SAVAZONI, Rodrigo. COHN, Sérgio. Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Editora Azougue: 2009.
BENKLER, Yochai. The Wealth of Networks. New Heaven: Yale University Press, 2006. GILLMOR, Dan. We, the media: grassroots journalism, by the people, for the people. Cambridge: O’reilly, 2006.
BRIGS, Mark. Jornalismo 2.0.
Como sobreviver e prosperar. Um guia de cultura digital na era da informação.
Tradução de Carlos Castilho (Edição brasileira). Editado em português pelo Knight Center for Journalism in the Américas.
BUCCI, Eugênio. “Meu pai, meus irmãos e o tempo”. In: 8 Vezes Fotografia, Companhia das Letras, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0599

Clique para consultar o oferecimento para CJE0599

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP