Proporcionar aos alunos do curso de jornalismo conhecimentos teóricos e práticos sobre a mídia Internet e as tecnologias que a suportam. Discutir paradigmas e paradoxos do design centrado no usuário para os conteúdos hipermídia interativos sobre a Internet e para a comunicação mediada por computador, refletindo sobre sua importância para o jornalismo. Desenvolver habilidades que propiciem aos alunos uma melhor inserção no atual mercado de trabalho, mapeando sua inserção em sites e portais da rede mundial de computadores.
A disciplina visa preparação do futuro jornalista para o enfrentar o novo mercado cada vez mais . às novas tecnologias resultantes do processo de desenvolvimento do sistema computacional em escala mundial e da interconexão proporcionada pela rede mundial de computadores a Internet. No decorrer de um semestre, o aluno se familiarizará com os recursos de edição e de veiculação de notícias pelos meios eletrônicos conectados à WWW e à veiculação de informações em tempo real. Também será desenvolvida uma base teórica referente a esta nova modalidade de Jornalismo.
1 - Inovação, tecnologia e ferramentas para o jornalismo. Apresentação de uma visão de jornalismo. 2 O sumiço do espaço. A velocidade e a aceleração. O trânsito substitui o ponto fixo. O não-lugar. 3 .Caso: Crônica de uma catástrofe ambiental - O making of de uma reportagem online. 4 -O estado da arte do jornalismo multimídia e das interfaces interativas na web. 5 – NewsGames - A interface entre jogos e jornalismo - Global Conflicts.Uso do wordpress como CMS. Instalações de plugins e templates. Definições de possíveis nichos e temas de cobertura. Inspirações possíveis: webby awards 6 - História do Jornalismo Digital no Brasil e as perspectivas da comunicação e da produção de informação. 7 - Panorama de ferramentas do jornalismo online. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo – Content Management Systems (CMS). Funcionamento dos principais CMS livres, entre os quais Wordpress, Drupal, Plone/Zhope e Django (este último desenvolvido por jornalistas). As principais ferramentas de edição multimídia. Mindy McAdams. Reporters Guide to Multimedia Proficiency.Mark Briggs, Jornalismo 2.0 8 - História do Jornalismo Digital no Brasil e as perspectivas da comunicação e da produção de informação. 9 - Cases de planejamento editorial. O trabalho do web producer. A produção do jornalismo na era digital: o roteiro, a pauta, a reportagem e a edição. Casos: Agência Brasil, Portal Estadão (Cadernos Link e Paladar). Site da Revista Cult. 10 - Planejamento Editorial / O fim do tempo. Notas e esclarecimentos sobre planejamento editorial. O tempo do fim do tempo. As mudanças estruturais na temporalidade a partir dos meios de comunicação de massa e dos meios eletrônicos. O ideal do tempo zero. 11 - O jornalismo colaborativo e suas implicações. 12 - Jornalismo de base de dados. RAC. Web profunda. 13 - Apresentação / discussão dos sites e modelos editoriais / finalização dos sites 14 - Discussão sobre Cultura Digital.br /
KOVACH, Bill. ROSENSTIEL, Tom. The Elements of Journalism. New York: Three Rivers Press (Crown Publishing Group, Random House), 2007. LESSIG, Lawrence. Code Version 2.0. New York: Basic Books, 2006.Mindy McAdams. Reporters Guide to Multimedia Proficiency.SAVAZONI, Rodrigo. COHN, Sérgio. Cultura Digital.br. Rio de Janeiro: Editora Azougue: 2009.BENKLER, Yochai. The Wealth of Networks. New Heaven: Yale University Press, 2006. GILLMOR, Dan. We, the media: grassroots journalism, by the people, for the people. Cambridge: O’reilly, 2006.BRIGS, Mark. Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um guia de cultura digital na era da informação.Tradução de Carlos Castilho (Edição brasileira). Editado em português pelo Knight Center for Journalism in the Américas.BUCCI, Eugênio. “Meu pai, meus irmãos e o tempo”. In: 8 Vezes Fotografia, Companhia das Letras, 2008.