Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0606 - Design Editorial II
Editorial Design II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Introduzir a metodologia e os procedimentos necessários para o desenvolvimento do design editorial e promover o aprofundamento de algumas questões sobre os conceitos e as linguagens gráficas envolvidas no design de livros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6001732 - Luciano Guimarães
 
Programa Resumido
Fundamentos da práxis em design editorial, apresentando metodologia e procedimentos, e aprofundamento de algumas questões nas dimensões projetual, estrutural e de linguagem envolvidas no design editorial, com ênfase nos elementos de diferenciação ou valoração nos projetos editoriais. Análise do design editorial por meio do reconhecimento de marcas distintivas na obra de designers, editoras, épocas, estilos, tipos, tendências, nacionalidades etc. Apresentação das possibilidades de pesquisa em design editorial.
 
 
 
Programa
14.1. Dimensão repertorial
a. Estudo do design editorial internacional e das marcas de uma identidade nacional
contemporânea em comparação com outras publicações localizadas histórica e/ou
geograficamente;
b. Análise do design editorial conforme o tipo ou a natureza (infantil, didático, científico,
de viagem, de imagem etc.).
14.2. Dimensão conceitual
a. O modo de ver do designer o mundo codificado;
b. Reflexões sobre o objeto afetado pelo design;
c. Redesign.

14.3. Dimensão projetual
a. Funcional: aspectos ergonômicos; design ecológico;
b. Material: design para suporte digital; aspectos da convergência digital;
c. Estrutural: recursos estruturais de valoração do design do livro: luvas, sobrecapas,
fitas, embalagens;
d. Linguagem
– projeto topográfico: design não-estrutural e desconstrução do grid, discursividade da forma como expressão gráfica; análise do design bidimensional à tridimensionalidade;
– projeto tipográfico: o estilo tipográfico; o discurso tipográfico; a tipografia do século XX e XXI;
– projeto iconográfico: teorias das imagens; iconografia x iconologia; reconhecimento e escolha de estilos e técnicas de ilustração; valores agregados às imagens; imagem presentativa x imagem discursiva;
– projeto estrutural: design de selo/coleção; identidade corporativa/imagem institucional; elementos da página digital.
– projeto cromático: simbologia e discurso da cor.

14.4. Dimensão construtiva.
a. Metodologia do planejamento e procedimentos:
– do briefing ao levantamento de dados;
– da conceituação à elaboração da proposta;
– do desenvolvimento à avaliação do produto finalizado;
– da documentação à constituição de port-folio.
b. Fluxo de produção industrial
– processos de criação; etapas de execução; formas de apresentação;
– especificações técnicas;
– estrutura (dimensão de equipe, equipamentos, softwares);
– desktop publishing; fechamento de arquivos; – orçamento, custo e valor do design editorial, fluxograma, organograma e cronograma.

14.5. Dimensão avaliativa/crítica
a. Análise da obra de designers, editoras, épocas, estilos, tipos, tendências,
nacionalidades;
b. Pesquisa em design editorial.

14.6. Outros produtos do design editorial
a. Particularidades no design de catálogos, revistas; jornais, folders, cartazes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras programadas, análises de produtos editoriais subsequentes aos itens programáticos ministrados. Desenvolvimento de um projeto de design editorial.
Critério
Qualidade do design editorial apresentado (70%). Empenho e compreensão do conteúdo demonstrados na apresentação das análises solicitadas (30%).
Norma de Recuperação
Reapresentação dos trabalhos solicitados e prova escrita.
 
Bibliografia
     
ADG. O valor do design: guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. 4ª ed. São Paulo: ADG Brasil; Editora Senac São Paulo, 2003.
BLACKWELL, Lewis. Tipografía del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
FAWCETT-TANG, Roger. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura e especificação. São Paulo: Rosari, 2007.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
GAGE, John. Colour and Culture: Practice and Meaning from Antiquity to Abstraction. London: Thames and Hudson, 1995.
GOMES Filho, João. Design do objeto: bases conceituais. São Paulo: Escrituras, 2006.
HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Rosari, 2007.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
JACOBSON, Robert (ed.). Information Design. Cambridge; London: The MIT Press, 1999.
KANDINSKY, Wassili. Punto y línea sobre el plano: contribuición al análisis de los elementos pictóricos. Barcelona: Paidós, 1998.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MELO, Chico Homem de (org.). O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
ROYO, Javier. Design digital. São Paulo: Rosari, 2008.
SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SEDDON, Tony. Imágenes: Flujo de trabajo digital para diseñadores gráficos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.
 

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