Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0609 - Língua Portuguesa: Revisão de Texto II
Portuguese Language: review of text

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Este curso foi elaborado levando em consideração que a linguagem verbal é o principal instrumento de trabalho do profissional de Editoração, qualquer que seja a sua área de atuação. Isso quer dizer que, para o exercício competente dessa profissão, é indispensável ser um usuário proficiente da própria língua. Este é o objetivo central do presente curso e foi em função dele que se fizeram as escolhas temáticas e metodológicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
82826 - Francisco Roberto Savioli
3149227 - Thiago Mio Salla
 
Programa Resumido
Conceitos de gramática. Gramática e seus compartimentos. Fatos gramaticais não compendiados. Sintaxe. Pontuação. Verbos e pronomes. O substantivo e seus satélites. Os conectores. Recursos retóricos. Argumentação.
 
 
 
Programa
14.1. Conceitos de gramática: programa responsável pelas regularidades do sistema; código normativo; formas e mecanismos responsáveis pela construção de sentido.
14.2. Gramática e seus compartimentos: fonética e fonologia; morfologia; sintaxe; semântica; léxico. Parâmetros para localização de um fato gramatical em um desses compartimentos. Acesso a obras de consulta.
14.3. Fatos gramaticais não compendiados. Estudo de casos que dependem de decisão editorial; rastreamento de usos que permitem a depreensão de uma norma (consulta a corpus; analogias com casos compendiados).
14.4. Sintaxe do período simples: descrição das combinações sintáticas que se organizam em função do verbo (sujeito, complementos, adjuntos adverbiais e agente da passiva).
14.5. Sintaxe do período simples: termos associados a nomes (adjunto adnominal, predicativos, complemento nominal e aposto; o vocativo).
14.6. Sintaxe do período composto: orações subordinadas.
14.7. Sintaxe do período simples: orações coordenadas.
14.8. Pontuação: marcadores de términos de períodos (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação); marcadores de correlação entre palavras do enunciado (vírgula, ponto e vírgula, dois pontos); marcadores de intervenções do enunciador no enunciado; marcadores do discurso citado.
14.9. Verbos e pronomes: correlações formais entre ambos; descompassos de uso entre variante popular e língua padrão; uso como argumento; criação de efeitos de sentido.
14.10. O substantivo e seus satélites: papel semântico dos modificadores do substantivo; descompasso de normas entre as variantes populares e padrão; usos como efeito de sentido.
14.11. Os conectores: semantismo das preposições; semantismo das conjunções; marcadores de pressuposição.
14.12. Recursos retóricos: desvios de norma para produção de efeitos de sentido; efeitos argumentativos da retórica.
14.13. Argumentação.
14.14. Coletânea de textos para intervenções editoriais: o correto e bem escrito; o incorreto, mas bem escrito; o correto, mas mal escrito. Propostas de reescritura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, com exposição oral do professor. Exercícios em classe e extraclasse. Uma prova.
Critério
Soma de pontos: Exercícios em classe e extraclasse (até 5 pontos) mais a nota da prova (até 5 pontos).
Norma de Recuperação
: Para alunos com frequência mínima de 70% e nota mínima 3 (três): prova sobre temas do Programa.
 
Bibliografia
     
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. 5ª ed. São Paulo: Global, 2009.
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1986.
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss; São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
CUNHA, Celso & CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
DAHLET, Véronique. As (man)obras da pontuação: usos e significações. São Paulo: Associação Editorial Humanitas; FAPESP, 2006.
DEPARTAMENTO DE DICIONÁRIOS DA PORTO EDITORA. Dicionário de verbos portugueses. 1ª ed. Porto: Porto Editora, 1999.
ENCICLOPÉDIA EINAUDI. Oral / escrito: Argumentação. Diretor: Ruggiero Romano. Coord. Ed. portuguesa: Fernando Gil. S.l. [Lisboa]: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1987.
FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
ILARI, Rodolfo & BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário Houaiss de sinônimos e antônimos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
KURY, Adriano da Gama. Para falar e escrever melhor o português. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
LABOV, William. Padrões sociolingüísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
NEVES, Maria Helena de Moura. Guia de uso do português: confrontando regras e usos. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
PINTO, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.
RÓNAI, Paulo. Não perca seu latim. 7ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.1994.
TERTÚLIA EDÍPICA (Comp.). Dicionário de sinônimos. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1999.
VILELA, Mário & KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Livraria Almedina, 2001.
VILELA, Mário. Léxico e gramática. Coimbra: Livraria Almedina, 1995.
 

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