Fornecer ao estudante os métodos organizacionais usados pelas emissoras all news; estabelecer parâmetros para audiência crítica de telejornais; demonstrar o dia-a-dia da prática jornalística na televisão e propiciar ao estudante o contato com a vida profissional.
Breve histórico do telejornalismo.02. A transformação dos programas de variedades e a inserção da notícia como espetáculo.03. Conceitos geradores da programação jornalística04. Conceitos de responsabilidade social, utilidade pública, entretenimento, objetividade e imparcialidade.05. A prática do jornalismo investigativo na televisão.06. A construção da pauta e a audiência.07. A organização administrativa de um telejornal.08. As funções de quem não empresta a voz para a programação.09.Os poderes do Diretor.10.Os âncoras: perfil e papel.11. Repórteres: generalidade e especialização.12.Produção: funções, edição e técnicas.13.O ombudsman: atuação e influência. Diferenças e similaridades com o ombudsman do jornalismo impresso.14.Estudo de caso: o jornal temático.15.Estudo de caso: o noticioso.16.Estudo de caso: a notícia local.17.Estudo de caso: o jornalismo esportivo I.18. Estudo de caso: o jornalismo esportivo II.
ARAÚJO, I. et alii. Rede Imaginária. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.CARVALHO, E. et alli. Anos 70: Televisão. Rio de Janeiro: Europa, 1980.COMPARATO, D. Roteiro. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983.ESTEVES, F. Desculpem a nossa falha: a batalha diária de uma reporter de TV. Rio de Janeiro: Record, 1990.LIMA, F. B. et alli. Televisão & Vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1985.MACEDO, C. et alli.(org.) TV ao vivo: depoimentos. São Paulo: Brasiliense, 1988.NASSAR, S. J. 1000 perguntas - TV. Rio de Janeiro: Estácio de Sá. 1984.NEIVA JR., E. A imagem. São Paulo: Ática, 1986.PATERNOSTRO, V. I. O texto na TV. São Paulo: Brasiliense, 1987.SQUIRRA, S. Aprender telejornalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.