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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0621 - Design Editorial I
Editorial Design I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Conceituar o design editorial e fornecer subsídios teóricos e instrumentais básicos para o desenvolvimento de projetos gráficos de livros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6001732 - Luciano Guimarães
 
Programa Resumido
Fundamentos e conceitos do design editorial, abordando as origens e a cultura do design, as contribuições e as influências de escolas, estilos e movimentos de arte e design. As dimensões projetual, estrutural e de linguagem envolvidas no design editorial, com ênfase na caracterização, classificação, tipologias e relações entre os diversos elementos que o constituem.
 
 
 
Programa
1. Dimensão repertorial:
a. Contribuições e influências: escolas, estilos e movimentos;
b. Origens, História e cultura do design.
2. Dimensão conceitual:
a. Conceitos e funções do Design, Design Gráfico e Design Editorial;
b. Definição do campo de atuação e o(s) produto(s) do design editorial;
c. O designer editorial, o tipógrafo, o capista e o produtor editorial;
d. O trabalho do designer e a relação designer – produtor – editor – autor – leitor.
3. Dimensão projetual:
a. Funcional: estudo dos usos e funções e caracterização do produto/design
mais adequado; aspectos econômicos, industriais e comerciais;
b. Material: definições, recursos e limitações da materialidade do produto com ênfase
no suporte impresso;
c. Estrutural: caracterização do design das diversas unidades do livro: capa e
sobrecapa; design de página base, página de rosto etc.;
d. Linguagem:
– projeto topográfico: formas; formatos (papel e produtos); proporções;
espaço e distribuição dos elementos gráficos; diagramas/grids (design estrutural
e construção modular); fluxo de leitura e indicatividade;
– projeto tipográfico: tipologia/classificação, famílias, fontes; tipometria;
características estético-formais da tipografia; legibilidade; reconhecimento das
fontes clássicas;
– projeto iconográfico: classificação e tipologia das imagens (grafismo, ornamentos,
fotografia, ilustração, cartografia etc.); relação texto-imagem; pesquisa
iconográfica; produção de imagens; banco de imagens;
– projeto estrutural: anatomia do livro, unidades; relações, elementos da página
impressa; sintaxe visual, gramática visual, alfabetismo visual, percepção visual,
Gestalt; dinâmica, contraste, equilíbrio, hierarquia, ritmo;
– projeto cromático. Teorias das cores; escalas; sistemas; regras de harmonia e
contraste.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras programadas, análises de produtos editoriais e desenvolvimento de etapas de um projeto de design editorial, subsequentes aos itens programáticos ministrados; pesquisa monográfica final.
Critério
Empenho e compreensão do conteúdo demonstrados na monografia final (50%), na apresentação das análises solicitadas (20%) e produção de etapas de um projeto (30%).
Norma de Recuperação
Reapresentação dos trabalhos solicitados e prova escrita.
 
Bibliografia
     
ARNHEIM, Rudolf. Arte & Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. 8ª ed. São Paulo: Pioneira, 1994.
BERGSTRÖM, Bo. Fundamentos da Comunicação Visual. São Paulo: Rosari, 2009.
BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven; POYNOR, Rick. Textos Clássicos do Design Gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BRINGHURST, Robert. Elementos do Estilo Tipográfico (versão 3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CRAIG, James; BEVINGTON, William. Designing with Type: A Basic Course in Typography. 4ª ed. New York: Watson-Guptill, 1999.
DEMPSEY, Amy. Estilos, Escolas e Movimentos: Guia Enciclopédico da Arte Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
DONDIS, DONIS A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GUIMARÃES, Luciano. A Cor como Informação: A Construção Biofísica, Linguística e Cultural da Simbologia das Cores. 3ª ed. São Paulo: Annablume, 2004.
HASLAM, Andrew. O Livro e o Designer II: Como Criar e Produzir Livros. São Paulo: Rosari, 2007.
HELLER, Steven. Linguagens do Design: Compreendendo o Design Gráfico. 2ª ed. São Paulo: Rosari, 2009.
HENDEL, Richard. O Design do Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
HOLLIS, Richard. Design Gráfico: Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HURLBURT. Allen. The Grid: A Modular System for the Design and Productions of Newspapers, Magazines and Books. New York: John Wiley & Sons, 1978.
KANDINSKY, Wassili. Punto y Línea sobre el Plano: Contribuición al Análisis de los Elementos Pictóricos. Barcelona: Paidós, 1998.
LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SAMARA, Timothy. Grid: Construção e Desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
SATUÉ, Enric. El Diseño Gráfico: Desde los Orígenes Hasta Nuestros Días. Madrid: Alianza, 1993.
 

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