A disciplina presta-se a estudar os procedimentos de pesquisa em geral e, posteriormente, as formas específicas de trabalhar com o objeto comunicacional. Tomando como base o fato de que cada procedimento metodológico supõe uma visão de mundo, uma orientação filosófica, a disciplina irá, inicialmente, prover esse vínculo para melhor entender os procedimentos. Por fim, introduzirá o aluno no formato desenvolvido nesta Escola, que, pioneiramente, foi proposto à comunidade acadêmica do país, sua proposta da Nova Teoria da Comunicação, e sua aplicação em situações de pesquisa com o procedimento metapórico.
A segunda unidade da disciplina presta-se a estudar as relações entre comunicação, tecnologias e temporalidades. Num segundo momento, estudam-se as mais importantes escolas que estudam os complexos sociais e tecnológicos de comunicação. Por fim, introduz-se o aluno na teoria e na pesquisa em comunicação.
1. Idealismo, racionalismo e empirismo. 2. Positivismo, irracionalismo, fenomenologia. 3. Autopoiese, complexidade e caos; etnografia. 4. Indução, dedução, abdução. 5. Autopoiese e auto-organização. 6. Popper, Kuhn, Feyerabend. 7. Nova Teoria da Comunicação. 8. A observação; o registro; o relato. 9. Diferenças das pesquisas em Ciências Humanas. 10. A prática da pesquisa.
ATLAN, Henri [1992]. Entre o cristal e a fumaça. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.BACHELARD, G. [1949]. “Avant Propos”. In: La Psychanalyse du feu. Paris: Gallimard, 1966.BOHM, David [2005]. Diálogo. Comunicação e redes de convivência. Editado por Lee Nichol. São Paulo: Palas Athena, 2005.FEYERABEND, Paul [1975]. Contra o método. 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.FEYERABEND, Paul [1991a]. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70, 1991a.FEYERABEND, Paul [1991b]. Diálogo sobre o método. Lisboa: Presença, 1991b.FOUCAULT, Michel [1969b]. La arqueologia del saber. México: Siglo Veintiuno, 1972.KOFMAN, Sarah [1983]. Comment s’en sortir. Paris: Galilée, [s.d.] [1983].KUHN, Thomas [1972]. La structure des révolutions scientifiques. Paris: Flammarion, 1972.MARCONDES FILHO, Ciro [2003]. O espelho e a máscara. O enigma da comunicação e o caminho do meio. São Paulo; Ijuí (RS): Discurso; Ed. Itajaí, 2003.MARCONDES FILHO, Ciro [2004]. Até que ponto, de fato, nos comunicamos. São Paulo: Paulus, 2004.MARCONDES FILHO, Ciro [2009]. Para entender a comunicação. Contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2009.MARCONDES FILHO, Ciro [2010]. O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica. São Paulo: Paulus, 2010.PROKOP, Dieter [1981]. Medien –Wirkungen. Frankfurt: Suhrkamp, 1981, pp. 27-45. Publicado no Brasil em PROKOP, Dieter. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986. Col. Grandes Cientistas Sociais, v. 53.