Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0629 - Pesquisa da Comunicação
Communication Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina presta-se a estudar os procedimentos de pesquisa em geral e, posteriormente, as formas específicas de trabalhar com o objeto comunicacional. Tomando como base o fato de que cada procedimento metodológico supõe uma visão de mundo, uma orientação filosófica, a disciplina irá, inicialmente, prover esse vínculo para melhor entender os procedimentos. Por fim, introduzirá o aluno no formato desenvolvido nesta Escola, que, pioneiramente, foi proposto à comunidade acadêmica do país, sua proposta da Nova Teoria da Comunicação, e sua aplicação em situações de pesquisa com o procedimento metapórico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
43530 - Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho
 
Programa Resumido
A segunda unidade da disciplina presta-se a estudar as relações entre comunicação, tecnologias e temporalidades. Num segundo momento, estudam-se as mais importantes escolas que estudam os complexos sociais e tecnológicos de comunicação. Por fim, introduz-se o aluno na teoria e na pesquisa em comunicação.
 
 
 
Programa
1. Idealismo, racionalismo e empirismo.
2. Positivismo, irracionalismo, fenomenologia.
3. Autopoiese, complexidade e caos; etnografia.
4. Indução, dedução, abdução.
5. Autopoiese e auto-organização.
6. Popper, Kuhn, Feyerabend.
7. Nova Teoria da Comunicação.
8. A observação; o registro; o relato.
9. Diferenças das pesquisas em Ciências Humanas.
10. A prática da pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, trabalhos de grupos, debates.
Critério
Participação em grupos de avaliações
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação.
 
Bibliografia
     
ATLAN, Henri [1992]. Entre o cristal e a fumaça. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
BACHELARD, G. [1949]. “Avant Propos”. In: La Psychanalyse du feu. Paris: Gallimard, 1966.
BOHM, David [2005]. Diálogo. Comunicação e redes de convivência. Editado por Lee Nichol. São Paulo: Palas Athena, 2005.
FEYERABEND, Paul [1975]. Contra o método. 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
FEYERABEND, Paul [1991a]. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70, 1991a.
FEYERABEND, Paul [1991b]. Diálogo sobre o método. Lisboa: Presença, 1991b.
FOUCAULT, Michel [1969b]. La arqueologia del saber. México: Siglo Veintiuno, 1972.
KOFMAN, Sarah [1983]. Comment s’en sortir. Paris: Galilée, [s.d.] [1983].
KUHN, Thomas [1972]. La structure des révolutions scientifiques. Paris: Flammarion, 1972.
MARCONDES FILHO, Ciro [2003]. O espelho e a máscara. O enigma da comunicação e o caminho do meio. São Paulo; Ijuí (RS): Discurso; Ed. Itajaí, 2003.
MARCONDES FILHO, Ciro [2004]. Até que ponto, de fato, nos comunicamos. São Paulo: Paulus, 2004.
MARCONDES FILHO, Ciro [2009]. Para entender a comunicação. Contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2009.
MARCONDES FILHO, Ciro [2010]. O conceito de comunicação e a epistemologia metapórica. São Paulo: Paulus, 2010.
PROKOP, Dieter [1981]. Medien –Wirkungen. Frankfurt: Suhrkamp, 1981, pp. 27-45. Publicado no Brasil em PROKOP, Dieter. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986. Col. Grandes Cientistas Sociais, v. 53.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0629

Clique para consultar o oferecimento para CJE0629

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP