Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0630 - Jornalismo Social
Social Journalism

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 31/12/2011

Objetivos
Dar aos alunos ferramentas que o qualifiquem para a cobertura da realidade social do país e do mundo. A disciplina de jornalismo social também se justifica pela necessidade de atrair maior interesse de editores e chefes de reportagem pelos temas sociais e, assim, melhorar quantitativamente a cobertura, hoje pontual e descontínua. Uma cobertura que não permite ao leitor/telespectador/ouvinte acompanhar questões fundamentais do País, ou seja, que não cumpre uma função primordial do jornalalismo que é a de informar para transformar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
39107 - Jose Coelho Sobrinho
 
Programa Resumido
Na disciplina serão discutidos assuntos como a linguagem, a ética e as responsabilidades dos jornalistas na cobertura de cada tema. Os alunos serão atualizados com dados estatísticos sobre a evolução do panorama social brasileiro.
 
 
 
Programa
01) O campo do jornalismo social; 02) Programas sociais - ações pontuais e políticas públicas; 03) Desenvolvimento Humano - para compreender o IDH; 04) Direitos Humanos - conceitos e alcance; 05) Mídia e exclusão social; 06) Mídia e criança. Estudos sobre o ECA; 07) Sistema prisional: casa e cárcere; 08) Cobertura Política - equívocos e preconceitos. O crime organizado; 09) cobertura Judicial - Justiça e Direitos do Cidadão; 10) Conflitos de terra - MST e Reforma Agrária; 11) Cobertura do sitema educacional; 12) Cobertura do sistema de saúde pública; 13) Emprego, Renda e Desenvolvimento; 14) Terceiro Setor - cobertura de ONGs; 15) Direitos Fundamentais e Mídia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será ministrada com aulas expositivas, discussões de textos escolhidos e trabalhos práticos realizados pelos alunos e debatidos em sala.
Critério
Trabalhos escritos sobre assuntos debatidos no semestre, garantindo-se o mínimo de 2 (dois) e o máximo de 4 (quatro) trabalhos por aluno por semestre. A nota final será uma média aritmética das avaliações desses trabalhos periódicos.
Norma de Recuperação
O aluno que for reprovado por nota na 1ª avaliação (média 3,0 a 4,9) deverá apresentar um trabalho até o início do semestre letivo seguinte no prazo determinado pelo calendário escolar da Unidade.
 
Bibliografia
     
CARVALHO. José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. MANZINI-COUVRE, Maria de Lourdes O Que é Cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1991. BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos, Rio de Janeiro: Campus, 1992. Abramo, Bia (org.). Um trabalhador da noite. Textos de Perseu Abramo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA - TERCEIRO SETOR -CARVALHO, Nanci Valadares de. Autogestão: O Nascimento das ONGs. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. FERNANDES, Rubes César. Privado porém Público: O Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumara. 1994. HESSELBEIN, Frances; Marshall Goldsmith; Richard Beckhard e Richard F Schubert. A Comunidade do Futuro. Editora Futura, 1999. IOCHPE,Evelyn Berg (org.). 3º Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. São Paulo: Paz e Terra S.A, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0630

Clique para consultar o oferecimento para CJE0630

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP