Com a socialização das tecnologias de informação e a possibilidade do cidadão criar veículos de divulgação de suas idéias, cada vez mais o jornalismo se torna necessário para garantir os direitos fundamentais daqueles que não tiverem acesso à essa tecnologia, por motivos financeiros ou por falta de conhecimento suficiente para editar o seu próprio veículo. Os veículos de caráter jornalístico serão o contraponto dos relatos e comentários disseminados nos blogs e outras formas proporcionadas pelas TI. Além disso, farão parte dos mecanismos sociais de defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos que não tiverem acesso financeiro ou de conhecimento a esses novos meios. A disciplina tem o objetivo de discutir e criar instrumentos para que esses direitos sejam garantidos.
A televisão pautada pelo interesse público e a construção do jornalismo com base em princípios éticos. Telejornalismo: formatos e realizações.
1. A tecnologia televisiva (equipamentos de captação e edição)2. Telejornalismo e interesse público.3.A pauta do telejornalismo entre o interesse público e o interesse do público.4.O telejornal: pauta, apuração e edição (3 aulas).5.As grandes coberturas: estudos de caso (3 aulas).6.O documentário: pauta, pesquisas, apuração e edição (3 aulas).7.Os programas jornalísticos semanais (2 aulas).8.Telejornalismo “ao vivo”. O confronto com a ética e com o interesse público.
ARBEX, José. O Poder da TV. São Paulo, Scipione, 1997.ARONCHI DE SOUSA, José Carlos. Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira. São Paulo: Summus, 2004. BITTENCOURT, Luis Carlos. Manual de Telejornalismo, RJ UFRJ/Editor, 1993.BRANDÃO, Flávio. Ponto Eletrônico. São Paulo, Publister Brasil, 1996. CURADO, Olga. A notícia na TV. São Paulo, Alegro, 2002ESTEVES, Fernanda. Desculpem a nossa Falha: A Batalha diária de uma repórter de TV, RJ, Record, 1990. LEAL FILHO, Laurindo Lalo. A melhor TV do mundo; o modelo britânico de televisão. São Paulo: Summus, 1997.MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. SP, Brasiliense, 1988. MACIEL, Pedro. Jornalismo de Televisão. Porto Alegre, Sagra-DC Luzzatto Editores, 1995.MARCONDES, Filho, Ciro. Televisão. São Paulo, Scipione, 1994. PATERNOSTRO, Vera. O Texto na TV. SP Brasiliense, 1988. SANTOS, Rudi. Manual do Vídeo. RJ UFRJ/Editora, 1993 SQUIRRA, Sebastião. Aprender telejornalismo. SP. Brasiliense, 1993.