1 - Proporcionar reflexões conceituais sobre práticas de jornalismo em movimentos sociais, organizações não governamentais e outras experiências de mídias não hegemônicas, dimensionando os fundamentos éticos e técnicos do jornalismo nestes contextos específicos.2 - Propiciar aos estudantes o conhecimento da dimensão das experiências de mídias alternativas no contexto atual nos diversos suportes (impresso, rádio, televisão e internet).3 - Propiciar aos estudantes reflex'ões sobre as políticas de comunicação nas organizações sociais.
Movimentos sociais contemporâneos, organicidade e expressões comunicativas. Hegemonia e contra-hegemonia na esfera pública midiática. Experiências e ativismos midiáticos.
1 - Movimentos sociais no Brasil contemporâneo:1.1- Movimento sindical no Brasil1.2 - Movimento popular e comunitário1.3 - Movimento dos sem terra1.4 - Outros movimentos sociais (etnia, gênero, juventude) 1.5 - ONGs e movimentos sociais: entidades de apoio e entidades de representação1.6 - Articulações internacionais2 - Políticas de comunicação e perspectivas de transcendência2.1 - O papel das mídias destes movimentos: informação, publicização e/ou organização2.2 - A relação profissional de comunicação/direção dos movimentos: conduta dirigida, militante ou mediada2.3 - Propostas formais e estéticas destas mídias2.4 - Relação com as mídias hegemônicas3 - Rebeldias midiáticas3.1 - Midiativismo - mídias radicais, imprensa dissidente, imprensa alternativa3.2 - Subversão dos cânones jornalísticos3.3 - Possibilidades de uma outra comunicação
AMARAL, Márcia. Jornalismo popular. S. Paulo: Contexto, 20065ATTON, Chris. Alternative media. London: SAGE, 2005\BAUMAN, Zygmunt. Comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000CANCLINI, N.; RONCAGLIOLO, R. Culturas transnacionales y culturas populares. Lima: Ipal, 1987CHOMSKY, Noam. Para entender o poder. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005DOWNING, John. Mídia radical. S. Paulo: Senac, 2003FERREIRA, Maria Nazareth (org) O impasse da comunicação sindical: de processo interativo a transmissora de mensagens. S. Paulo: Cebela, 1994GIANOTTI, Vitor. Muralhas da linguagem. Rio de Janeiro: Mauad, 2004GIANOTTI, Vitor. O que é jornalismo sindical. São Paulo: Brasiliense, 1996KAPLUN, Mario. El comunicador popular. Buenos Aires: Humanitas, 1996KESSLER, Lauren. Dissident press. London: Sage, 1984KUCINSKY, B. Jornalistas e revolucionários. S. Paulo: Edusp, 2003LIMA, Venício Artur. Mídia: teoria e política. S. Paulo: Perseu Abramo, 2001MARX, Karl. Liberdade de imprensa. Porto Alegre: LPM, 2006PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (orgs) Comunicação e cultura das minorias. S. Paulo: Paulus, 2005PERUZZO, C. K. (org) Comunicação e culturas populares. S. Paulo: Intercom, 1995SCHENKEL, Peter; ORDOÑEZ, Marco. Comunicacion y cambio social. Quito: Editora Andina, 1981SCHUDSON, Michael. Discovering the news. Basic Books, 1978SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os novos embares da filosofia da práxis. Aparecida-SP: Idéias e Letras, 2006VIEIRA, Toni Andre Scharlau. Comunicação sindical. Editora Ulbra, 1996