Este curso proporciona ao aluno um contato com as ferramentas específicas do jornalismo esportivo, como forma de estimulá-lo para a compreensão e análise do esporte como um setor fundamental para a cobertura jornalística nos meios de comunicação de massa.
A disciplina procura posicionar o aluno diante dos principais conceitos teóricos e práticos aplicados ao jornalismo especializado em esportes, proporcionando assim um contato com as principais ferramentas para a ampliação da pauta além da cobertura sobre futebol.
1) O jornalista esportivo;2) Panorama do jornalismo esportivo no Brasil;3) Os meios de comunicação no universo esportivo;4) A abertura da pauta além do futebol;5) A preparação do jornalista para a cobertura esportiva;6) A pesquisa jornalística especializada em esportes;7) As entrevistas com os protagonistas do fato esportivo;8) A redação do texto jornalístico em esportes;9) Os gêneros jornalísticos no esporte;10) A checagem e a pós-competição;11) O doping e a cobertura esportiva no Brasil;12) Divulgação do esporte e da educação física;13) A agenda esportiva;14) Programação jornalística esportiva;15) Apresentação dos trabalhos finais;16) Avaliação da disciplina.
BETTI, M. Esporte e Sociologia. In Esporte & Jornalismo. TAMBUCCI e outros. São Paulo: Cepeusp, 1997.BLÁSQUEZ, N. Ética e Meios de Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1999.BOHM, D. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.BRECHT, B. Cinco maneiras de dizer a verdade IN: Revista Civilização Brasiliense. Rio de Janeiro, 1966, número 5, pp. 259-273.CARVALHO, S. Hora da Ginástica – Resgate da Obra do Professor Oswaldo Diniz Magalhães. Santa Maria: UFSM, 1994.COELHO, P.V. Jornalismo Esportivo. São Paulo: Contexto, 2004.DAMATTA, R.A. Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: pinakotheke, 1982.DUARTE, O. Todas as Copas do Mundo. São Paulo: Makros Books. 1994.ERBOLATO, M.L. Jornalismo especializado. São Paulo: Atlas, 1981.FONSECA, O.J.A. O cartola e o jornalista – influência da política clubística no jornalismo esportivo. [Tese] São Paulo: Eca/Usp, 1981.HELAL, R. Passes e impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997.HOHENBERG, J. O jornalista profissional. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana, 1981.LAGE, N. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.LEVER, J. A loucura do futebol. Rio de Janeiro: Record, 1983.MARQUES, J.C. e outros. Comunicação e Esporte – Tendências. Santa Maria: Pallotti, 2005.MARQUES, J.C. (org). Comunicação e Esporte: Diálogos Possíveis. São Paulo: Artcolor, 2007.MELO, J.M. de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.NOGUEIRA, A e outros. A copa que ninguém viu e a que não queremos lembrar. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.PARK, R.E. A notícia como forma de conhecimento. In: Meios de Comunicação de Massa. Organização de Charles S. Steinberg. São Paulo: Cutrix, 1966, pp. 169-185.POPPER, K. O racionalismo crítico na política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.RODRIGUES, N. À sobra das chuteiras imortais. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.___________. A pátria de chuteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.SALDANHA, J. Na boca do túnel. Rio de Janeiro: Gol, 1968.SOARES, E. A bola no ar: o rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus, 1994.TAMBUCCI, P.L. e outros. Esporte & Jornalismo. São Paulo: Cepeusp, 1997.TÁVOLA, A. Comunicação é Mito. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.