A História da Leitura, surgida no âmbito da História Cultural, dialoga com diversas áreas do conhecimento, como a Comunicação, a Literatura e a Sociologia. A proposta de uma disciplina optativa neste campo de investigação visa desenvolver junto aos alunos seus conceitos básicos, suas principais questões e seus desdobramentos como campo de pesquisa, a fim de complementar o currículo básico na exploração de uma disciplina de fronteira.
A disciplina se organiza a partir três eixos analíticos: a) métodos e perspectivas (trata-se de abordagem bibliográfica, no qual a História da Leitura será analisada a partir de conceitos e definições desenvolvidos por autores considerados pioneiros neste campo de pesquisa); b) estudo das questões que envolvem o universo da leitura e dos leitores no contexto do aparecimento da imprensa, privilegiando, nesse sentido, as sociedades europeias; c) análise no campo específico da formação da leitura no Brasil, considerando seus dois principais suportes: o livro e o jornal.
. Programa Completo:1. História cultural e História do livro: debates teórico-metodológicos2. O que é história da leitura?3. Cultura popular, leitura popular: conceitos e debates4. Instituições da leitura: visão diacrônica5. Níveis culturais e grupos sociais: diluindo fronteiras 6. A emergência de “novos leitores” nas sociedades contemporâneas 7. Cultura de massa e cultura midiática8. Da leitura aos leitores: entre práticas e representaçõesa. Tipos de leitura: extensiva, intensiva, o leitor-ouvinte9. A leitura e seus suportes: o livro e o jornal10. Leitores e leitoras de romances11. Leitores e leitoras de jornais e revistas12. Transferências culturais: a circulação do impresso
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