Estudo de princípios teóricos que fundamentam o ato da Leitura e da prática de suas diversas modalidades em textos verbais e não verbais: literatura, jornais, revistas, peças teatrais, fotografias, cinema, quadrinhos, pinturas, produtos online e outros. A leitura como procedimento de aquisição de conhecimentos, de aperfeiçoamento da sensibilidade e da formação cultural do Editor e de outros profissionais da Comunicação. A Leitura como fonte permanente de pesquisa e de trabalho na elaboração de projetos e outras atividades do universo acadêmico e de extensão cultural na vida em sociedade.
A disciplina propõe uma introdução aos princípios teóricos da leitura e desenvolve a prática sistematizada de suas diferentes modalidades em textos verbais, visuais e sonoros, compreendidos como espaços de interação e integração de sistemas de signos e linguagens constitutivas de mensagens na vida social. Promove subsídios para a promoção de disseminadores e agenciadores de projetos para formação de leitores críticos.
14.1. Da paráfrase à polissemia no ato de ler. 14.2. Concepções de linguagem e diferentes formas da leitura.14.3. Breve histórico da escrita e da leitura.14.4. Posicionamentos do leitor como interlocutor.14.5. Narrativas lineares e narrativas não-lineares.14.6. A leitura interativa e o processo de produção de sentido.14.7. Memória de leituras e leituras da memória. 14.8. Leitura e historicidade. 14.9. Integração de gêneros discursivos em textos da imprensa.14.10. O resumo como modo de leitura: resumo indicativo, resumo informativo e resumo interpretativo (preparação de resenhas).14.11. Linearidade e contiguidade em textos lineares e em textos verbais e visuais.
BABO, Maria Augusta. “As tramas do Impresso”. In: COUTINHO, E. G. e Gonçalves, M. S. (orgs.). Letra Impressa: Comunicação, Cultura e Sociedade. Porto Alegre (RS): Sulina, 2010, pp. 177-205.BAKHTIN, M. Estética e Criação Verbal. Trad. do russo por Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BRAIT, Beth. Bakhtin: Conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.__________. “O texto mostra a língua, costura e descostura o discurso”. Revista de Filologia e Linguística Portuguesa, no 9. São Paulo: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP; Humanitas, 2007, pp. 169-184.BURKE, Peter e BRIGGS, Asa. Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.CHARTIER, R. Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.FARACO, C. A. Linguagem e Diálogo: As idéias Linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba (PR): Criar Edições, 2003.FLUSSER, Vilém. A Escrita. São Paulo: Annablume, 2010.FERREIRA, Jerusa Pires. Cultura das Bordas. São Paulo: Ateliê, 2010.GREGOLIN, M. R. “Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades”. Revista Comunicação e Consumo ESPM, vol. 4, no 11. São Paulo, nov. 2007. GUILHAUMOU, Jacques. Linguística e História: Percursos Analíticos de Acontecimentos Discursivos. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2009.JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1971.LOTMAN, I. La semiosfera I: Semiótica de la Cultura y del Texto. Trad. de Desidério Navarro. Madri: Frónesis; Cátedra; Universitat de València, 1996.MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.ORLANDI, Eni P. (org.). Discurso Fundador: A Formação do País e a Construção da Identidade Nacional. Campinas (SP): Pontes, 1993.ORLANDI, Eni P. As formas do Silêncio no Movimento dos Sentidos. Campinas (SP): UNICAMP, 1993.ORLANDI, Eni P. Interpretação: Autoria, Leitura e Efeitos do Trabalho Simbólico. Petrópolis (RJ): Vozes, 1996.ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1998.TAGÉ, Terezinha. “Gêneros Discursivos Integrados em Mídias Diferenciadas”. Revista USP, nº 70. São Paulo: Edusp, jun.-jul.-ago. 2006, pp. 120-127.TAGÉ,Terezinha (org). Sensibilidades Configuradas: Estudos sobre Comunicação, Mídia e Produção de Sentido. São Paulo: Miró Editorial, 2009.TODOROV, T. Os Gêneros do Discurso. Trad. Ana M. Leite. Lisboa: Edições 70, 1981.TODOROV,T. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2007. ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Edusp, 2000.