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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0641 - Teorias e Práticas da Leitura
Theories and Practices of Reading

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Estudo de princípios teóricos que fundamentam o ato da Leitura e da prática de suas diversas modalidades em textos verbais e não verbais: literatura, jornais, revistas, peças teatrais, fotografias, cinema, quadrinhos, pinturas, produtos online e outros. A leitura como procedimento de aquisição de conhecimentos, de aperfeiçoamento da sensibilidade e da formação cultural do Editor e de outros profissionais da Comunicação. A Leitura como fonte permanente de pesquisa e de trabalho na elaboração de projetos e outras atividades do universo acadêmico e de extensão cultural na vida em sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
90179 - Terezinha Fátima Tagé Dias Fernandes
3149227 - Thiago Mio Salla
 
Programa Resumido
A disciplina propõe uma introdução aos princípios teóricos da leitura e desenvolve a prática sistematizada de suas diferentes modalidades em textos verbais, visuais e sonoros, compreendidos como espaços de interação e integração de sistemas de signos e linguagens constitutivas de mensagens na vida social. Promove subsídios para a promoção de disseminadores e agenciadores de projetos para formação de leitores críticos.
 
 
 
Programa
14.1. Da paráfrase à polissemia no ato de ler. 
14.2. Concepções de linguagem e diferentes formas da leitura.
14.3. Breve histórico da escrita e da leitura.
14.4. Posicionamentos do leitor como interlocutor.
14.5. Narrativas lineares e narrativas não-lineares.
14.6. A leitura interativa e o processo de produção de sentido.
14.7. Memória de leituras e leituras da memória.
14.8. Leitura e historicidade.
14.9. Integração de gêneros discursivos em textos da imprensa.
14.10. O resumo como modo de leitura: resumo indicativo, resumo informativo e resumo interpretativo (preparação de resenhas).
14.11. Linearidade e contiguidade em textos lineares e em textos verbais e visuais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prática permanente de diferentes modalidades de leitura; interlocução e estudos dirigidos; aulas teóricas; orientação de leituras na elaboração de projetos.
Critério
Elaboração de projeto de agenciamento e disseminação do ato da leitura de diversas modalidades para diferentes leitores; participação de projeto de organização de biblioteca circulante; elaboração de resenhas e artigos a partir da leitura de textos verbais e não verbais elaborados para revistas especializadas, impressas ou eletrônicas para divulgação em Congressos, revistas especializadas e na imprensa em geral.
Norma de Recuperação
para alunos com frequência mínima de 70% e nota mínima 04 (quatro): uma resenha ou um artigo sobre leitura realizada e um projeto orientado pelo docente responsável pela disciplina.
 
Bibliografia
     
BABO, Maria Augusta. “As tramas do Impresso”. In: COUTINHO, E. G. e Gonçalves, M. S. (orgs.). Letra Impressa: Comunicação, Cultura e Sociedade. Porto Alegre (RS): Sulina, 2010, pp. 177-205.
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TODOROV,T. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2007.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Edusp, 2000.
 

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