Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0642 - Design de Interação para Editoração
Interaction Design for Publishing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Desenvolver o projeto conceitual de uma app editorial digital interativa.
Oferecer aos estudantes de editoração bases teóricas, elementos de reflexão e prática para o projeto e avaliação de produtos editoriais digitais interativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1213695 - Maria Laura Martinez
 
Programa Resumido
A disciplina propõe uma introdução à metodologia de design de interação desenvolvendo conhecimentos e habilidades com relação ao design hipermídia enquanto suporte e forma de comunicação, de informação e de entretenimento, contribuindo para o domínio de práticas de projeto de produtos editoriais digitais. Aborda também conceitos de design centrado no usuário, design thinking, experiência do usuário e usabilidade.
 
 
 
Programa
1. Conceituação: design de interação, design hipermídia, design centrado no usuário, design thinking, user experience, usabilidade.
2. Características dos meios digitais interativos e conectados. Influências na forma de ler, e de se relacionar com conteúdos. Novos desafios para o projeto editorial.
3. Metodologia de projeto centrado no usuário. Análises do usuário, de tarefas e da aplicação. Modelo conceitual. Prototipação. Avaliação.
4. Laboratório de projeto de um produto editorial digital interativo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios práticos. Laboratório de um projeto editorial digital interativo.
Critério
Participação em aula e nas atividades propostas. Exercícios práticos. Projeto conceitual de um produto editorial digital interativo.
Norma de Recuperação
Um trabalho, a combinar.
 
Bibliografia
     
BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo, SP: Campus / Elsevier, 2010.
COOPER,A.; REIMANN, R.M.; CRONIN, D. About face 3: the essentials of interaction design. Indianapolis, IN: Wiley, 2009.
HACKOS, J.T.; REDISH, J.C. User and task analysis for interface design. John Wiley & Sons Inc, 1998.
MOGGRIDGE, B. Designing interactions. Massachusetts: The MIT Press, 2007.
MURRAY, J. Hamlet on the Holodeck: the Future of Narrative in Cyberspace.
Cambridge, MA: MIT, 1998.
NORMAN, D. The design of everyday things. New York, NY: Basic Books, 2013.
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jenny. Interaction design: beyond human-computer interaction. 3rd. Edition. New York, NY: John Wiley & Sons, 2011.
SHEDROFF, N. Information interaction design: a unified field theory of design. In: JACOBSON,R. (Ed.) Information Design. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2000.
SNYDER, C. Paper prototyping: the fast and easy way to design and refine user interfaces. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann Publishers, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0642

Clique para consultar o oferecimento para CJE0642

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP