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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0643 - Edição de Livros Escolares II
Scholar Books Edition II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Analisar critérios de avaliação de livros didáticos destinados ao ensino médio pelo PNLEM – Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Contribuir para a formação de editores de livros escolares de qualidade quanto aos aspectos conteudísticos, pedagógicos, metodológicos e históricos dessas publicações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
443832 - Dennis de Oliveira
 
Programa Resumido
A legislação e o controle da circulação de livros didáticos no meio escolar. A reforma do ensino médio e a flexibilização curricular. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Produção do livro destinado ao ensino médio.
 
 
 
Programa
14.1. O contexto educacional e o público-alvo dos livros didáticos destinados ao ensino médio. As políticas de legislação e de controle.
14.2. Os parâmetros curriculares nacionais (PCN) e as propostas de diversificação e flexibilização curricular (1994-1998) e identificação do ensino médio com a formação geral básica.
14.3. Base comum nacional e a parte diversificada dos currículos, com conteúdos e habilidades a serem definidos pelas escolas. Princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia e preparação para o “mundo do trabalho”.
14.4. PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio). Análise dos processos de avaliação e dos guias dos livros didáticos focados na etapa final da educação básica.
14.5. Produção editorial do livro. A cadeia produtiva que transforma o original em produto. Análise de originais. Propostas e sugestões à autoria. O design gráfico e seu papel na configuração do livro didático.
14.6. O mercado-escola.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão de leituras, análise de livros escolares, visitas a editoras.
Critério
Trabalhos individuais e em grupo, apresentação de seminário, prova.
Norma de Recuperação
Trabalho no período de férias imediatamente subsequente ao semestre letivo.
 
Bibliografia
     
ABRAMOVAY, Mirian. Ensino médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO; MEC, 2003.
BRASIL/CNE/CEB. Resolução CEB no 03 de 26/06/98. DCN para o Ensino Médio.
BRASIL/MEC. LEI no 9394, de 20/12/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BALL, S. “Cidadania global, consumo e política educacional”. In: SILVA, L. H. (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, Vozes, 1998.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado, São Paulo, PUCSP, 2007.
DOMINGUES, J. L.; TOSCHI, N. S.; OLIVEIRA, J. F. A reforma do ensino médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 70, p. 63-70, abr. 2000.
FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. São Paulo: Cortez, 1994. Col. Questões da nossa época.
GABRIEL, Carmen Teresa. “Escola e cultura: uma articulação inevitável e Conflituosa”. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Reinventar a escola. Petrópolis (RJ): Vozes, 2000.
GOMES, Candido Alberto. Novos rumos para o ensino médio: Brasil em perspectiva. Brasília: Unesco, 1998. Cadernos Unesco Brasil. Série Educação, v. 1.
LOPES, Alice C. “Interpretando e produzindo políticas curriculares para o ensino médio”. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC; SEMTEC, 2004.
MACEDO, E. “Currículo e competência”. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. (org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MOREIRA, Antonio F. B. “O campo do currículo no Brasil: os anos noventa”. In: CANDAU, Vera (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: Trajetória, limites e perspectivas. Campinas (SP): Autores Associados, 1997.
________. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: Por uma outra política educacional. Campinas (SP): Autores Associados, 1998.
SILVA, Luiz Heron da e outros (orgs.). Reestruturação curricular: Novosmodelos culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
 

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