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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0644 - Livros Infantis e Juvenis
Child and Youth Books

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Oferecer subsídios conceituais e metodológicos envolvidos na produção editorial para crianças e jovens, tendo em vista a apropriação pelos estudantes de aspectos essenciais e diferenciados implicados na edição de livros infantis e juvenis, em suas diferentes modalidades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
443832 - Dennis de Oliveira
 
Programa Resumido
Esta disciplina pretende contribuir para a formação teórica e prática de profissionais envolvidos com a produção, circulação e recepção de livros infantis e juvenis, entendidos como bens materiais e simbólicos diferenciados e que, em sua diversidade, são essenciais à formação e à experiência cultural das novas gerações. A disciplina tomará como critério de reflexão e análise compreensões que consideram o leitor infantil e o juvenil na qualidade de protagonistas culturais criativos e criadores, face à produção editorial que lhes é destinada.
 
 
 
Programa
14.1. O livro infantil e o livro juvenil
a) concepções e definições
b) história
c) livro infantil e livro juvenil no Brasil
14.2. O livro informativo
a) infantil
b) juvenil
14.3. O livro literário:
a) a ficção para crianças no Brasil
b) a ficção para jovens no Brasil
14.4. O livro literário:
a) a poesia para crianças no Brasil
b) a poesia para jovens no Brasil
14.5. O livro brinquedo, o livro objeto, o livro jogo
14.6. O livro de imagem
14.7. O livro eletrônico
14.8. Texto e imagem
a) no livro infantil
b) no livro juvenil
14.9. Projeto gráfico
a) no livro infantil
b) no livro juvenil
14.10. Adaptações
a) para crianças
b) para jovens
14.11. Projetos editoriais
a) para crianças
b) para jovens
14.12. O futuro do livro infantil e juvenil na era da globalização
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; seminários; trabalhos em grupo; visitas acompanhadas.
Critério
A avaliação constará de fichamentos de leituras, participação e envolvimento nas aulas, seminários, trabalho final de sistematização de aspectos relevantes da disciplina.
Norma de Recuperação
Trabalho escrito a ser entregue no mês subsequente.
 
Bibliografia
     
ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1990.
AZEVEDO, Ricardo. Aspectos da literatura infantil no Brasil, hoje. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2006.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
CAMARGO, Luís. A relação entre imagem e texto na ilustração de poesia infantil. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2006.
CAMARGO, Luiz. “Encurtando o caminho entre texto e ilustração: homenagem a Ângela Lago”. In: Revista dos Cursos de Pós-Graduação, v. 11, p. 109-122, 2006.
CECCANTINI, João Luís Cardoso Tápias. Uma estética da formação: vinte anos de literatura juvenil brasileira premiada (1978-1997). 459fls. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2000.
CHARTIER, Anne-Marie. “Que leitores queremos formar com a literatura infanto-juvenil?”. In: PAIVA, Aparecidad et al. (orgs.). Leituras Literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
CHARTIER, Roger. Readers and Readings in the Electronic Age. 2001. Disponível em: . Acesso em: março 2005.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo: Editora Ática, 1991.
COSTA, Cristiane Dias Martins da. A presença dos livros premiados para crianças em bibliotecas escolares da Rede Municipal de Belo Horizonte. Monografia de final de curso de Pedagogia da FaE – UFMG. 2006.
FERRARO, Mara Rosângela. O livro de imagens e as múltiplas leituras que a criança faz de seu texto visual. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2001.
GAMBA JUNIOR, Nilton Gonçalves. O flautista de Hamelin: o sedutor design do livro de histórias infantil e sua relação com a narratividade. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Artes e Design, 1999.
LAGO, Ângela. “A leitura da imagem”. In: Nos caminhos da literatura. São Paulo: Peirópolis, 2008.
LAGO, Ângela. O livro para criança. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2005.
LAGO, Ângela. Os primeiros impressos. Disponível em: .
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. São Paulo: Editora Ática, 2005.
LIMA, Graça. O design gráfico do livro infantil brasileiro: a década de 70 – Ziraldo, Gian Calvi, Eliardo França. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Artes e Design, 1999.
______. Lendo imagens – Uma história de amor e ódio. São Paulo : Companhia das Letras, 2001.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
NECYK, Bárbara Jane. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 167 fls. Dissertação (Mestrado em Design). Faculdade de Design do Departamento de Artes & Design do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Pontifícia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2007.
OBERG, M. S. P. A Mediação Sociocultural Reguladora: a Ficção Juvenil Brasileira Contemporânea entre a Educação, a Arte e o Mercado. 2000. Dissertação (Mestrado). ECA/USP, São Paulo. 2000.
______. Informação e significação: a fruição literária em questão. 2007. Tese (Doutorado), ECA/USP. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2009.
OLIVEIRA, Ieda de et al. (orgs.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? Com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005.
OLIVEIRA, Ieda de et al. (orgs). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. Trad. Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
QUEIRÓS, Bartolomeu de Campos. De Letra em Letra. São Paulo: Moderna, 2004.
ZARUR, Ana Paula. Por um estudo do significado da ilustração no livro infantil brasileiro. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Artes e Design, 1997.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
 

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