Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0645 - Design do Livro Digital: paradigmas e tecnologias
Design of the digital book

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Apresentar as tecnologias que dão suporte à publicação na Internet e à produção do livro digital. Desenvolver conhecimentos sobre teoria, métodos e práticas de produção editorial do e-book, sob o recorte do design de interação. Pesquisar o estado-da-arte sobre tendências e novos paradigmas vinculados ao e-book. Incentivar o debate livre de ideias visando estimular a criatividade e a inovação na abordagem de problemas e incertezas que estas mutações trazem para a prática profissional do editor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1213695 - Maria Laura Martinez
 
Programa Resumido
Apresentar as tecnologias que dão suporte à publicação na Internet e à produção do livro digital. Desenvolver conhecimentos sobre teoria, métodos e práticas de produção editorial do e-book, sob o recorte do design de interação. Pesquisar o estado-da-arte sobre tendências e novos paradigmas vinculados ao e-book. Incentivar o debate livre de ideias visando estimular a criatividade e a inovação na abordagem de problemas e incertezas que estas mutações trazem para a prática profissional do editor.
 
 
 
Programa
O livro digital: passado, presente e futuro. Design de interação, design centrado no usuário e usabilidade. A experiência do usuário. A percepção humana e o design de interfaces interativas. Novos paradigmas. O livro como tecnologia e a tecnologia do livro. A impressão sob demanda. A cauda longa. Metodologia para produção de livros digitais. Formatos e mecanismos de rendering. As linguagens digitais da internet: HTML, CSS e XHTML, e sua relação com o formato EPUB. A edição de conteúdos para plataformas fixas e móveis e de acesso off-line ou em rede.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas. Discussões em grupo.
Critério
Criação individual de um artigo em formato acadêmico sobre um tópico teórico atual, vinculado à disciplina. Desenvolvimento do projeto editorial de um e-book. Realização de tarefas e leituras agendadas. Participação ativa nas aulas.
Norma de Recuperação
Um artigo e um projeto, a combinar.
 
Bibliografia
     
Artigos acadêmicos e noticiosos atuais sobre os tópicos do curso, selecionados durante o semestre letivo.
CASTRO, E. EPUB: straight to the point: creating ebooks for the Apple iPad and other ereaders. Berkeley, CA: Peachpit Press. 2001.
COPE, Bill; PHILIPS, Angus; Ed. The Future of the Book in the Digital Age. Oxford: Chandos, 2006.
LAWSON, B.; SHARP, R. Introducing HTML 5. Berkeley, CA:New Riders. 2011.
METZ, A. Creating eBooks with InDesign CS5.5. Amsterdam, The Netherlands: Three Publishers. 2011.
NORMAN, D.A. The design of everyday things. New York: Basic Books. 2002.
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jenny. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. 3rd. Edition. New York, NY: John Wiley & Sons, 2011.
SATTERSTEN, T. Every book is a startup: the new business of publishing. Tools of Change for Publishing. O´Reilly Media, Inc. 2011.
SHNEIDERMAN, B.; PLAISANT, C. Designing the user interface: strategies for effective human-computer interaction. 5th ed. Boston, MA: Addison Wesley. 2010.
TEAGUE, J.C. CSS3: visual quick start guide. 5th edition. Berkeley, CA: Peachpit Press. 2011.
THOMPSON, John Brookshire. Books in the digital Age. Cambridge, UK; Malden, MA: Polity, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0645

Clique para consultar o oferecimento para CJE0645

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP