Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0648 - Mercado Editorial
Book Industry and Communication Planning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Apresentar a indústria editorial brasileira contemporânea no cenário da indústria cultural. Transmitir conceitos de administração e planejamento voltados para o processo editorial. Analisar aspectos políticos e econômicos do negócio do livro no Brasil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
65027 - Samira Youssef Campedelli
 
Programa Resumido
Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras. Panorama do mercado de produção da informação no Brasil, seus atores e agentes. Planejamento e estratégias mercadológicas e de comunicação para o segmento informativo.
 
 
 
Programa
1. Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. Indústria cultural / cultura de massa – alguns conceitos básicos.
2. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras.
3. Empresas de comunicação, como empreendimento industrial, comercial e de serviços. O Marketing Mix: os 4Ps e os 4Cs.
4. A cadeia de valor do mercado editorial. Concepção e planejamento de produtos editoriais. Posicionamento estratégico.
5. Editoras de pequeno, médio e grande porte. Ciclo de vida dos produtos editoriais.
6. O crescimento do mercado no segmento infantil e juvenil. Emergência do livro paradidático.
7. O mercado escolar, as compras governamentais e a internacionalização das editoras brasileiras.
8. As crises da escola, do livro e da leitura na cultura contemporânea e o futuro da edição.
9. O parque gráfico brasileiro contemporâneo.
10. O livro e a era digital.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, prevendo-se a participação dos alunos em discussões programadas de temas pré-estabelecidos, relacionados com o conteúdo da disciplina e com
Critério
Trabalhos. Seminários e Provas.
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se a uma prova sobre o conteúdo da disciplina, no período das férias, até uma semana antes do início do novo semestre letivo.
 
Bibliografia
     
ABREU, MÁRCIA. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 2006.
BOSI, Alfredo. “Cultura brasileira e culturas brasileiras” In: Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Trad. de Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
EARP, Fabio Sá & KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.
EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Trad. Zaida Maldonado. Rio de Janeiro: Record, 2002.
FURTADO, Jose Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.
GALVÃO, Walnice Nogueira. As Musas sob Assédio. Literatura e Indústria Cultural no Brasil. São Paulo, Editora Senac, 2002.
LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 2003.
LINDOSO, Felipe José. “A indústria editorial no Brasil no século XX”. In: BORDA, Juan Gustavo Cobo. Historia de las empresas editoriales de América Latina, siglo XX. Bogotá (Colômbia): CERLALC, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0648

Clique para consultar o oferecimento para CJE0648

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP