Apresentar a indústria editorial brasileira contemporânea no cenário da indústria cultural. Transmitir conceitos de administração e planejamento voltados para o processo editorial. Analisar aspectos políticos e econômicos do negócio do livro no Brasil.
Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras. Panorama do mercado de produção da informação no Brasil, seus atores e agentes. Planejamento e estratégias mercadológicas e de comunicação para o segmento informativo.
1. Emergência da indústria cultural e caracterização do mercado editorial contemporâneo. Indústria cultural / cultura de massa – alguns conceitos básicos.2. A cultura de consumo e a segmentação das bases consumidoras. 3. Empresas de comunicação, como empreendimento industrial, comercial e de serviços. O Marketing Mix: os 4Ps e os 4Cs.4. A cadeia de valor do mercado editorial. Concepção e planejamento de produtos editoriais. Posicionamento estratégico.5. Editoras de pequeno, médio e grande porte. Ciclo de vida dos produtos editoriais.6. O crescimento do mercado no segmento infantil e juvenil. Emergência do livro paradidático. 7. O mercado escolar, as compras governamentais e a internacionalização das editoras brasileiras.8. As crises da escola, do livro e da leitura na cultura contemporânea e o futuro da edição.9. O parque gráfico brasileiro contemporâneo.10. O livro e a era digital.
ABREU, MÁRCIA. Cultura Letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 2006.BOSI, Alfredo. “Cultura brasileira e culturas brasileiras” In: Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Editora Senac, 2002.EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Trad. de Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.EARP, Fabio Sá & KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Trad. Zaida Maldonado. Rio de Janeiro: Record, 2002.FURTADO, Jose Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.GALVÃO, Walnice Nogueira. As Musas sob Assédio. Literatura e Indústria Cultural no Brasil. São Paulo, Editora Senac, 2002.LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 2003.LINDOSO, Felipe José. “A indústria editorial no Brasil no século XX”. In: BORDA, Juan Gustavo Cobo. Historia de las empresas editoriales de América Latina, siglo XX. Bogotá (Colômbia): CERLALC, 2000.