Nesta disciplina, propõe-se abordar categorias e gêneros literários, a partir do estudo de algumas das tramas policiais da escritora inglesa Agatha Mary Clarissa Miller (1890-1976), em particular seus romances. Objetiva-se mostrar como as obras da autora filiam-se às narrativas de mistério que passaram a circular nos folhetins em meados do século XIX.
A disciplina prevê a localização histórica e espacial do gênero romance policial, atrelado ao romance em folhetim, veiculado nos periódicos europeus a partir do século XIX. A partir da herança de Eugène Sue e Edgar Allan Poe, entre outros, serão lidos, analisados e discutidos alguns romances da escritora Agatha Christie, previamente acordados. Para isso, serão resgatadas as contribuições da crítica literária, além da interpretação de capas de livros, filmes e seriados, como forma de ilustrar as múltiplas representações da narrativa policial.
1. Aristóteles e a teoria dos gêneros (Arte poética): o historiador e o poeta. Ian Watt: produção, distribuição e circulação do romance a partir do século XVIII (Ascensão do romance). Discussões a respeito do gênero romance (Wolfgang Kayser, Jonathan Culler, Raúl Castagnino e Yves Stalloni). 2. Os “Mistérios de Paris”, de Eugène Sue: um precursor do romance policial. Narrativas para consumo rápido e entretenimento (Bernard Suits). 3. Sir Arthur Conan Doyle e o romance-charada. Sherlock Holmes e Watson. 4. Agatha Christie: dados biobibliográficos (Autobiografia). 5. A reação da crítica a O assassinato de Roger Ackroyd. Transposição do romance para o seriado Agatha Christie's Poirot. 6. O caso dos dez negrinhos: romance-ampulheta. Transposição do romance para o cinema. 7. Poirot perde uma cliente: um coadjuvante se rebela. O engenho de Poirot. 8. A casa torta: romance-perversão. Os detetives amadores. 9. Motivo, meio e oportunidade, ingredientes dos crimes. As reuniões de Hercule Poirot. 10. Protagonistas versus figurantes. Procedimentos irônicos de seus narradores e técnicas de composição. O método investigativo de Miss Marple. 11. Cenário dos crimes. Métodos empregados pelos criminosos. 12. Aspectos relacionados à história da Inglaterra. 13. Elementos discursivos: traduções e paratextos. Elementos imagéticos: pistas de leitura deixadas nas capas. 14. Adaptações de enredos para as telas: verossimilhança. 15. Aplicação da prova. Entrega dos trabalhos de aproveitamento. 16. Debate regrado entre os alunos. Correção das provas. Divulgação dos resultados parciais e dos índices de frequência. Encerramento do semestre.
ALBUQUERQUE, Paulo Medeiros e. O mundo emocionante do romance policial. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. ARISTÓTELES. Poética. 1a reimpressão. Tradução e notas: Edson Bini. Bauru (SP): Edipro, 2014. BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004. CALDAS, Waldenyr. Literatura da cultura de massa. São Paulo: Musa Editora, 2000. CASTAGNINO, Raúl. Análise literária. Tradução: Luiz Aparecido Caruso. São Paulo: Mestre Jou, 1968. CHAUVIN, Jean Pierre. O cão de Agatha Christie. In: Rehutec, n. 5. Bauru: Fatec, 2016, 20p. CHRISTIE, Agatha. O assassinato de Roger Ackroyd. 6a ed. Tradução: Leonel Vallandro. Porto Alegre: Editora Globo, 1977. [1926] _____. Assassinato no expresso do oriente. Tradução: Archibaldo Ferreira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. [1934] _____. Poirot perde uma cliente. Tradução: Cássia Zanon. Porto Alegre: L&PM, 2010. [1937] _____. O caso dos dez negrinhos. 8a ed. Tradução: Leonel Vallandro. São Paulo: Círculo do Livro, 1976. [1939] _____. A casa torta. Tradução: Carmen Ballot. São Paulo: Círculo do livro, s/d. [1948] _____. Autobiografia. Tradução: Maria Helena Trigueiros. São Paulo: Círculo do Livro, s/d. [1977, póstumo] CULLER, Jonathan. Teoria Literária: uma introdução. Tradução: Sandra Vasconcelos. São Paulo, Beca, 1999. CURRAN, John. Agatha Christie - O incidente da bola de cachorro. Tradução: Thereza Christina Rocque da Motta. São Paulo: Leya, 2010. ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. Tradução: Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2008. ESCOTT, John. Agatha Christie, woman of mistery. Oxford (UK): Oxford Univrsity Press, 1997. FEINMAN, Jeffrey. O mundo misterioso de Agatha Christie. Tradução: Eneida Vieira Santos. Rio de Janeiro: Record, 1975. FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. Tradução: Sergio Alcides. São Paulo: Globo, 2005. HART, Annie. A vida e a época de Hercule Poitot, o incrível detective de Agatha Christie. s/t. Lisboa: Pergaminho, 1991. KAYSER, Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária. 5a ed. Tradução: Paulo Quintela. Coimbra (Portugal): Arménio Amado, 1970. 2 Volumes. KEATING, Henry Reymond Fitzwalter (Ed). Agatha Christie first lady of crime. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1977. LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 8a ed. São Paulo: Ática, 1997. LUBBOCK, Percy. A técnica da ficção. Tradução: Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix; Edusp, 1976. MERRIAM WEBSTER'S Encyclopedia of Literature. Springfield, MA (EUA): Meriam-Webster, 1995. MOISÉS, Massaud. A criação literária. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1967. MUECKE, David C. A ironia e o irônico. Tradução: Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1995. ROBYNS, Gwen. The mistery of Agatha Christie. Londres: Penguin, 1978. ROWLAND, Susan. From Agatha Christie To Ruth Rendell: british women writers in detective and drime fiction. EUA (s/l): St. Martin Press, 2001. SOARES, Angélica Maria Santos. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1989. SOUZA, Roberto Acízelo de. Teoria da Literatura. 3a ed. São Paulo: Ática, 1990. STALLONI, Yves. Os gêneros literários. Tradução: Flávia Nascimento. São Paulo: Difel, 2001. SUITS, Bernard. The detective story: a case study of games in literature. Canadian Review of Comparative Literature, Juin 1985, pp. 200-219. SYMONS, Julia. Tom Adam's Agatha Christie Cover Story. Londres: Paper Tiger, 1981. WATT, Ian. A ascensão do romance. Tradução: Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Filmografia AGATHA CHRISTIE'S POIROT (série de TV). Criação: Christopher Gunning. DVD, 13 temporadas, 1989-2013. Inglaterra, ITV. 50 min. aprox.