- Levar os alunos a adquirirem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de processos de inovação em empresas, instituições e organizações não governamentais já estabelecidas, bem como de criar novos negócios. - Contribuir para tornar o profissional jornalista um empreendedor, em um contexto social cada vez mais voltado para a prestação de serviços (pessoa jurídica) e a diminuição dos empregos estáveis. - Promover estudos de conceitos, práticas e casos de empreendedorismo, bem como de procedimentos e rotinas voltados para a gestão e sustentabilidade dos novos projetos e negócios.
Definições, características e tipos de empreendedorismo. Oportunidades, plano de negócios, planejamento, negócios de comunicação, jornalistas e mercado de trabalho. Empreendedorismo, inovação e sociedade. Estudos de casos. Propostas de empreendedorismo.
1.Definições de empreendedorismo. 2. Características do empreendedorismo. 3. Empreendedorismo corporativo e social. 4. Reconhecimento de oportunidades. 5. Plano de negócios e planejamento estratégico. 6. Jornalismo e negócios de comunicação. 7. Jornalistas e mercado de trabalho. 8. Empreendedorismo, inovação e sociedade. 9. Gestão de qualidade e de mercado. 10. Estudos de casos. 11. Criação de propostas de empreendedorismo (processos de inovação ou novos negócios).
ALBEROLA, Amanda Silva. Por dentro das grandes agências de Comunicação: um perfil de grandes assessorias de imprensa e seus profissionais. Monografia. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). São Paulo, 2006. ALMEIDA, Martinho I. R. de. Manual de Planejamento Estratégico. Editora Atlas, São Paulo, 2001. BANGS JR, D. H. Guia prático como abrir seu próprio negócio: um guia completo para novos empreendedores. São Paulo, Nobel, 1997. BARKI, R; ALZOGARAY, J. Guia completo de funcionamento de uma empresa: micro, média e grande. Petrópolis, Vozes, 1992. BARON, R. A. e SHANE, S. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo, Ed. Thomson Learning, 2007. BESSANT, J. e TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre. Bookman Editora. 2009 BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. Barueri, Manole, 2003. CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 3ª ed. Ed. Saraiva, São Paulo, 2005. DEGEN, R. O Empreendedor. São Paulo, Makron, 1989. DEGEN, R. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8ª ed. São Paulo, McGraw-Hill, 1989. DOLABELA, F. Oficina do empreendedor: A metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro, Sextante, 2008. DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa: uma idéia, uma paixão, um plano de negócios. 2ª ed. Rio DE Janeiro, Ed. Sextante, 2008. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro. Ed. Campus, 2001. DRUCKER, P.F. Inovação e espírito empreendedor (enterpreneurship): prática e princípios. São Paulo. Ed. Pioneira, 2005. FARAH, O. E. et. al. (org.) Empreendedorismo estratégico. São Paulo, Cengage Learning, 2006. FARREL, L. C. Entrepreneurship. São Paulo, Atlas, 1993. FILION, L. J. O empreendedorismo como tema de estudos superiores: empreendedorismo, ciência, técnica e arte. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2001. FILION, L. J. e DOLABELA, F. C. Boa idéia! E agora? São Paulo, Cultura, 2000. FISCHMANN, Adalberto e ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento estratégico na prática. Editora Atlas, São Paulo, 1991. GERBER, M. E. O mito do empreendedor. São Paulo, Saraiva, 1990. GERBER, M. E. O mito do empreendedor revisitado. São Paulo, Saraiva, 1996. HALLORAN, J. W. Por que os empreendedores falham. São Paulo, Makron, 1994. HISRICH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. KAO, J. J. The entrepreneurail organization. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1991. MARCONDES, Reynaldo C.; BERNARDES, Cyro. Criando empresas para o sucesso: empreendedorismo na prática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2004. MOREIRA, Daniel Augusto e QUEIROZ, Ana Carolina S. (coords.) Inovação organizacional e tecnológica. São Paulo, Thomson Learning, 2007. MORRIS, M. J. Iniciando um pequena empresa com sucesso. São Paulo, Makron, 1991. OECH, R.V. Um “toc” na cuca: técnicas para quem quer ter mais criatividade na vida. 10ª ed. São Paulo, Cultura, 1995. PEREIRA, H. J e Santos, S. A (orgs). Criando seu próprio negócio: como desenvolver seu potencial empreendedor. Brasília, Sebrae, 1995. PINCHOT, G. Intrapreneuring. São Paulo, Harbra, 1989. RESNIK, Paul. A Bíblia da pequena empresa. São Paulo, Makron Books Editora, 1991. SALIM, C. S. Construindo plano de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2001. SARKAR, Soumodip. O empreendedor inovador. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2008. MATOS, A. C. de; SOUZA, A. A. de e HARIZ, M. S. Manual do Jovem Empreendedor. Sebrae, São Paulo. Disponível em: Site do Sebrae. SEIFFERT, Peter Quadros. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processos e melhores práticas. São Paulo, Atlas, 2005. TAKAHASHI, S. e TAKAHASHI, V.P. Gestão de inovação de produtos. Estratégia, processo, organização e conhecimento. São Paulo. Editora Campus, 2007. UTTERBACK, J. Dominando a dinâmica da inovação. Editora Qualitymark, Rio de Janeiro, 1996.