Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0657 - Leitura e Produção Textual
Reading and Textual Production

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A produção de parágrafos em LÌngua Portuguesa. As regras ortográficas, a correção gramatical de termos e textos, a adequação vocabular e a aplicação dentro do universo jornalístico. A leitura e a interpretação de textos jornalísticos. As funções da linguagem. Teoria e elaboração de resumo a partir da técnica de sublinhar e esquematizar. Semântica e sintagma. Aplicar as regras gramaticais da Língua Portuguesa de maneira correta na produçã de textos. Relacionar conceitos e idéias por meio da escrita e identificar tais relações por meio da leitura. Aprimorar o vocabulário e enriquecer a linguagem escrita. Interpretar o sentido de palavras e expressões. Desenvolver capacidade de abstração.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
443832 - Dennis de Oliveira
1980607 - Ricardo Alexino Ferreira
 
Programa Resumido
1. Leitura e interpretação de textos jornalísticos 2. Questões gramaticais 3. Comunicação 4. Unidade de composição do texto: o parágrafo 5. Coesão e Coerência 6. Estilo e Estilística
 
 
 
Programa
1. Leitura e interpretação de textos jornalísticos 1.1. Intertextualidade 1.1 Teoria e Elaboração de Resumo a partir de técnica de sublinhar e esquematizar 2. Questões gramaticais 2.1.Novo Acordo Ortográfico (alfabeto, acentuação, emprego do hÌfen) 2.2. Pontuação 3. Comunicação (10% do curso dedicado a esta unidade) 3.1. Funções da linguagem 4. Unidade de composição do texto: o parágrafo 4.1. Conceito de parágrafo, estrutura, tópico frasal. 4.2. Formas de desenvolvimento do parágrafo 5. Coesão e Coerência 5.1 Organização do texto: coesão entre as idéias do parágrafo e entre parágrafos. 5.2. Técnicas especificas para conseguir ênfase, clareza e coerência. 6. Estilo e Estilística 6.1. Conceitos de estilo e estilística 6.2.Adequação vocabular
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios feitos em sala de aula de redação.
Critério
Avaliação dos exercícios realizados.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. , revista e ampliada Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. 671p. CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. 12. ed. S„o Paulo: £tica, 2006. 63 p. (PrincÌpios; 119). FÉVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 10. ed. S„o Paulo: £tica, 2005. 99 p FIORIN, JosÈ Luiz; SAVIOLI, Francisco Plat„o. Para entender o texto: leitura e redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 1995. 431p. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2006. 416 p. GARCIA, Othon Moacyr. comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 26. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2007. 539 p. KOCH, Ingedore GV. A coesão textual. 18. ed. SPaulo: Contexto, 2003. 84 p. SILVA, MaurÌcio. . O novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o que muda, o que não muda. São Paulo: Contexto, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0657

Clique para consultar o oferecimento para CJE0657

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP