Contribuir para a capacitação do aluno para a articulação entre texto e imagem, observando-se os aspectos visuais da construção das notícias, sobretudo em relação às composições entre fotojornalismo e o design gráfico. Apresentar e discutir as noções, os elementos fundamentais e as principais características da linguagem visual do fotojornalismo, do design de notícias e do planejamento gráfico-editorial. Fornecer subsídios teóricos para a análise das informações de natureza imagética, em particular as do jornalismo. Exercitar métodos e procedimentos práticos para a utilização dos elementos da linguagem gráfica e fotográfica, visando especificamente a exploração do potencial discursivo do jornalismo visual (design de notícias e fotojornalismo).
Introdução aos princípios do jornalismo visual. Métodos e procedimentos para produção visual em jornalismo. Percepção visual e sintaxe da página impressa e digital. O planejamento e o projeto gráfico: projeto estrutural; projeto topográfico; projeto tipográfico; projeto iconográfico; projeto cromático. História da Arte e História da Fotografia. Linguagem fotográfica e o fotojornalismo: fotorreportagem, edição e tratamento digital.
1. Introdução aos princípios do Jornalismo Visual 2. História da Arte: o figurativo e o abstrato 3. Metodologia, planejamento e procedimentos do Jornalismo Visual 4. Produção gráfica: o fluxograma de impressão, pré-impressão e pós-impressão de jornais e revistas. 5. Câmera escura, o olho humano e as idades do olhar. 6. Percepção visual e pensamento visual. 7. História da Fotografia e do fotojornalismo. 8. Princípios da sintaxe visual: harmonia, equilíbrio, contraste, hierarquia, planos. 9. Design gráfico e movimentos artísticos formais: escolas, estilos e leis de composição. 10. Fotógrafos modernos e a fotorreportagem. 11. Linguagem fotográfica: técnica e estética. 12. Fundamentos para o tratamento digital da imagem fotográfica. 13. Edicão em fotojornalismo. 14. Projeto estrutural: elementos gráficos e suas funções; anatomia de jornais e revistas. 15. Projeto topográfico: discursividade da forma; formatos; proporções; organização espacial da informação; diagramas. 16. Projeto tipográfico: desenho tipográfico; ergonomia da leitura; o estilo e o discurso tipográfico. 17. Projeto iconográfico: tipologia e uso das imagens no jornalismo. 18. Projeto cromático: simbologia e discurso da cor no jornalismo.
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