Apresentar e discutir o potencial narrativo do jornalismo visual e fornecer subsídios teóricos e práticos para o aluno explorar recursos narrativos visuais por meio do fotojornalismo e do design editorial de periódicos, com ênfase em storytelling, fotojornalismo e visualização de dados. Exercitar métodos e procedimentos para o desenvolvimento de narrativas visuais e infografia visando o desenvolvimento de produtos editoriais jornalísticos.
Conceitos de narrativas visuais, infografia e visualização de dados. Interação texto-imagem. Política da imagem. O desenho, os elementos, linguagem e procedimentos na produção de infografia. A infografia dinâmica e a infografia televisual. A fotografia e a hibridação com a linguagem audiovisual. Fotomontagens e as narrativas visuais: questões técnicas, estéticas e éticas. Fotojornalismo contemporâneo e os suportes eletrônicos da imagem.
1. Introdução aos conceitos de Narrativas Visuais, Infografia e Visualização de Dados. 2. A natureza do texto, a natureza da imagem e a interação entre texto e imagem. 3. Política da imagem: a objetividade aparente, as marcas da subjetividade e os padrões de manipulação dos dados a partir do design da informação. 4. Fotojornalismo e a fotografia expandida. 5. Fotomontagem: questões técnicas, estéticas e éticas. 6. Fotojornalismo e os suportes eletrônicos da imagem. 7. Jornalismo de precisão e design da complexidade. 8. Dos gráficos aos infográficos: tipologia e estutura; linguagens, estilos e recursos; processo de criação e metodologia; a pauta visual. 9. Os elementos da infografia: tipografia, cores, grafismos e imagens. 10. A infografia dinâmica e a infografia na televisão 11. Fotografia e os princípios da linguagem audiovisual. 12. Visualização de dados e infografia no jornalismo político, econômico, esportivo e científico.
AVANCINI, A. ; PENNA, Juliana . Antologia da Crítica Cinematográfica em Vidas Secas. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 3, p. 81-90, 2014.CAIRO, A. Infografía 2.0. Visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut, 2008.CAIRO, A. El arte funcional: infografía y visualización de información. Madrid: Alamut, 2011. CATALÀ, J. M. La imagen compleja: la fenomenología de las imágenes en la era de la cultura visual. Bellaterra: UAB, 2005. DE PABLOS, J. M. Infoperiodismo: El periodista como creador de infografía. Madrid: Síntesis, 1999.FEW, S. Show Me the Numbers: Designing Tables and Graphs. Analitics Press, Oakland, 2004.FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008._________. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007._________. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.GRAY, J., CHAMBERS, L. & BOUNEGRU, L. Data Journalism Handbook. How Journalists can use data to improve the News. O’Reilly, 2012. http://datajournalismhandbook.orgHOLMES, N. Designer´s Guide to Creating charts & diagrams. Nova York: Watson Guptill Publications, 1991.LANKOW, J.; RITCHIE, J.; CROOKS, R. Infografías: el poder del Storytelling Visual. Barcelona: PAPF, 2013. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.MANOVICH, L. La visualización de datos como una nueva abstracción y antisublime. Em: Estudios Visuales. Ensayo, teoría y crítica de la cultura visual y el arte contemporáneo, núm.5, 2008, pp. 126-135. Disponível em: http://www.estudiosvisuales.net/revista/pdf/num5/manocivh_visualizacion.pdf MEYER, Pedro. Truths & fictions: from documentary to digital photography. New York: Aperture, 1995.RITCHIN, Fred. After Photography. New York: W.W. Norton & Company, 2009.SOUZA E SILVA, Wagner. A tela como ambiência e experiência da fotografia. In: Revista ECO-POS, Rio de Janeiro, vol. 15, n. 01, 2013. _________. Flusser e as dores da superficialidade: o concreto e o abstrato da imagem contemporânea. In: MARCONDES F., Ciro (org.). Transporizações. São Paulo: ECA, 2010. p. 73-83. TEIXEIRA, T. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: Editora da UFBA, 2011.TUFTE, E. R. The visual display of quantitative information. Cheshire (Conn.): Graphics, 2001.VALERO SANCHO, J. L. La infografía: técnicas, análisis y usos periodísticos. València: Universitat de València; Castelló de la Plana: Publicaciones de la Universitat Jaume I; Barcelona: Universitat Pompeu Fabra; Bellaterra: Universitat Autònoma de Barcelona, Servei de Publicacions, 2001.ZUMEL, N. (2009). Good Graphs: Graphical Perception and Data Visualization. Disponível em http://www.win- vector.com/dfiles/GraphicalPerception.pdf