Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Jornalismo e Editoração
 
Disciplina: CJE0667 - A Prosa de José Saramago
José Saramago's Prose

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Nesta disciplina, propõe-se a apresentar e comentar a obra em prosa do escritor português José Saramago (1922-2010), dividida entre seus romances, contos e crônicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1017463 - Jean Pierre Chauvin
 
Programa Resumido
A teoria dos gêneros: da épica ao romance. José Saramago: dados biográficos. A crônica social. O conto fantástico. O romance ensaístico. Transposições para o cinema. Conceito de cânon literário. Engajamento político do autor. Literatura e História.
 
 
 
Programa
1. Aristóteles e a teoria dos gêneros (Arte poética). Discussões a respeito do gênero Romance.
2. Dados biográficos de José Saramago.
3. Memorial do Convento.
4. A jangada de pedra.
5. História do cerco de Lisboa.
6. O Evangelho segundo Jesus Cristo.
7. Ensaio sobre a cegueira.
8. Fortuna crítica sobre José Saramago.
9. Todos os nomes.
10. O homem duplicado.
11. Ensaio sobre a lucidez.
12. A viagem do elefante.
13. Caim.
14. Crônicas: A bagagem do viajante, Caderno e Folhas Políticas.
15. Contos: Objecto quase.
16. Avaliação/Orientação de Estudos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas ministradas mediante exposição oral, a partir de leitura e análise de textos literários e estudos. Apresentação e discussão sobre as perspectivas da crítica. Utilização do datashow para análise de entrevistas e filmes baseados na obra do autor.
Critério
Serão realizadas atividades durante as aulas (incluindo uma avaliação formal sobre as obras de José Saramago, previamente discutidas com os alunos). Antes de finalizado o período letivo, os estudantes também entregarão uma monografia, em acordo com as orientações do professor. O envolvimento dos participantes será considerado como item inerente ao aproveitamento da disciplina.
Norma de Recuperação
Realização de atividade presencial no prazo regular previsto pelo Regimento da unidade.
 
Bibliografia
     
ADORNO, Theodor W. “Engagement”. In: _____. Notas de Literatura. Tradução: Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1973.

_____. “O Ensaio como Forma”. In: _____. Notas de Literatura I. Tradução: Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.

ALMEIDA, Leandro Thomaz de. (org). Rostos do Fundamentalismo: abordagens histórico-críticas. São Paulo: Terceira Via, 2017.

ARIAS, Juan. José Saramago: o amor possível. Tradução: Rubia Prates Goldoni. Rio de Janeiro: Manati, 2003.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução: Edson Bini. Bauru: Edipro, 2011.

ARNAUT, Ana Paula. José Saramago. Lisboa, Edições 70, 2008.

BASTAZIN, Vera. Mito e poética na literatura contemporânea: um estudo sobre José Saramago. Cotia (SP): Ateliê, 2006.

BÍBLIA de Jerusalém. 1a ed.; 10a reimp. Vários tradutores. São Paulo: Paulus, 2015.

BRAGA, Mirian Rodrigues. A concepção de língua de Saramago: o confronto entre o dito e o escrito. São Paulo: Arte & Ciência, 1999.

CALBUCCI, Eduardo. Saramago: um roteiro para os romances. Cotia: Ateliê, 1999. 

CHAUVIN, Jean Pierre. “Narrativas da reificação: “Embargos”, de José Saramago, e “Auto-estrada do Sul”, de Julio Cortázar”. Revista Araticum (Universidade Montes Claros), v. 15, n. 1, 2017, pp. 52-65. 

_____. José Saramago: best-seller e engajamento. Revista USP, n. 110, 2016, pp. 126-134.

_____. Insulamento, pulsão e ordem em Todos os Nomes (José Saramago). Revista Todas as Musas, n. 2, 2012, pp. 110-125.

ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia da corte. Tradução: Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

FERRAZ, Salma. As faces de Deus na obra de um ateu. 2a ed. Blumenau: Edifurb, 2012.

GOBBI, Márcia Valéria Zamboni. A ficcionalização da história: mito e paródia na narrativa portuguesa contemporânea. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

GOMES, Álvaro Cardoso. A voz itinerante, São Paulo: Edusp, 1993.

HANSEN, João Adolfo. Experiência e expectativa em Memorial do convento. In: Lilian Lopondo (org). Saramago segundo terceiros. São Paulo: Humanitas, 1998.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. 3a reimp. Tradução: Wilma Patrícia Maas; Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5a ed. Tradução: Irene Ferreira; Bernardo Leitão; Suzana Ferreira Borges. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

LOPES, João Marques. Saramago – biografia. São Paulo: Leya, 2010.

MORETTI, Franco. “O Século Sério”. In: _____. (org). A Cultura do Romance. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

OLIVEIRA FILHO, Odil de. Carnaval no convento: intertextualidade e paródia em José Saramago. São Paulo: Editora Unesp, 1993.

PENHA, Gisela Maria Braga. A jangada de pedra: uma viagem alegórica à poética de José Saramago. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil Poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

REAL, Miguel. Narração, maravilhoso, trágico e sagrado em Memorial do convento de José Saramago. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.

REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Porto: Porto Editora, 2015.

SARAMAGO, José. Memorial do convento. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

_____. A jangada de pedra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

_____. História do cerco de Lisboa. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Publifolha, 2003.

_____. Todos os nomes. São Paulo: Planeta De Agostini, 2003.

_____. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

_____. O evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_____. As intermitências da morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_____. As pequenas memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

_____. Democracia e Universidade. Belém: Editora UFPA; Lisboa: Fundação José Saramago, 2013.

_____. Folhas políticas. Lisboa: Porto Editora, 2015.

SEIXO, Maria Alzira. Lugares da ficção em José Saramago. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para CJE0667

Clique para consultar o oferecimento para CJE0667

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP