Dotar o aluno de condições para compreensão e análise da música escrita no sistema tonal com ênfase nas obras de compositores românticos, particularmente J. Brahms, R. Wagner, R. Strauss, Arnold Schoenberg e Alban Berg.
Desestabilização da tonalidade diatônica: tonalismo expandido, cromatismo, modulação contínua. Análise de obras dos compositores acima relacionados.
Ampliação da tonalidade - 4ª Lei Tonal- Alterações modais nos acordes: acordes de empréstimo modal. Mediantes cromáticas.- Acordes da 6ª Napolitana e acordes de 6a aumentada (francesa, italiana, germânica).- Alterações nos acordes de dominante. Acordes de 5a aumentada.- Modulação diatônica- Modulação cromática- Modulação Enharmônica- tonalidade suspensa, vagante, acordes errantes: superação das hierarquias tonais.- gradativa emancipação da dissonância.
BASTOS, Everton R. e FERNANDES Adriana, Marta Saré de Edu Lobo: Memórias Híbridas, Revista Per Musi, 2014. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992014000200017 BRISOLA, Cyro Monteiro - Princípios da Harmonia Funcional. Annablume, S. Paulo, 2006. KOSTKA, Stefan – Materials and Techniques of twentieth century music, Prentice Hall,1989. MOTTE, Dieter de la – Armonia, Idea Books, Barcelona, 1998. OTTMAN. Robert W. - Advanced Harmony, Prentice Hall, 2000. TINÉ, Paulo - Harmonia. Fundamentos de Arranjo e Improvisação, Editora Attar, São Paulo, 2015. BARRAUD, Henri, Para compreender as músicas de hoje, Editora Perspectiva, São Paulo, 1997. CORRÊA, Antenor Ferreira – Estruturações harmônicas pós-tonais, Editora Unesp, São Paulo, 2006.