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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0233 - Harmonia IV
Harmony IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A partir de uma perspectiva decolonial e antirracista e objetivando superar abordagens tecnicistas e paradigmas eurocêntricos, fazer com que o aluno entre em contato com visões abrangentes sobre a harmonia relacionadas à música produzida nos dias de hoje. Além do repertório da chamada “música erudita europeia” do final do séc. XIX e do séc. XX serão abordados e analisados repertórios diversificados, como por exemplo, o Choro, o RAP, a MPB, o Jazz, o Rock, o Forró, as músicas populares e tradicionais do Brasil, as produções experimentais brasileiras e de outros países, principalmente da América Latina. Dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam as diversas metodologias de criação e análise harmônica e que extrapolam as dimensões estritamente musicais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2022328 - Rogério Luiz Moraes Costa
 
Programa Resumido
Análise de obras de compositores/as e músicas mencionadas acima com ênfase nas novas formas de organização do material harmônico: processos de polarização, conceito de harmonicidade,  utilização de modos antigos, eclesiásticos e não ocidentais/europeus, construção de escalas, séries, aglomerados, clusters etc. Ideias de direcionalidade, causalidade, harmônica circular, pêndulo.  Expansão do campo de estudo: músicas do mundo. Apresentação de novas ferramentas de análise: blocos, objetos, conjuntos. Leitura e discussão de textos (musicológicos, filosóficos, sociológicos) relativos às práticas criativas e às abordagens analíticas no âmbito do estudo da harmonia. Abordagens interdisciplinares: harmonia e elementos não musicais (texto, dança, cena etc.). Música e contexto (social, histórico, geográfico). Análise enquanto atitude criativa. Crítica das abordagens disciplinares. Perspectivas holísticas não disciplinares: a harmonia e os outros elementos/parâmetros da música (forma, ritmo, timbre, dinâmica etc.).
 
 
 
Programa
Tonalismo expandido, atonalismo, pantonalismo, politonalismo, dodecafonismo, serialismo, hibridizações, música concreta e eletroacústica, organizações livres do material frequencial. Análise Schenkeriana, teoria neo-riemanniana e teoria dos conjuntos: Aplicações. Outras organizações harmônicas tonais ou não tonais, hibridações, contaminações, paradigmas não eurocêntricos (MPB, RAP, Funk, Jazz, Rock, Pop, etc.)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de trabalhos criativos e exercícios de estilo, participação em seminários e discussões em classe, produção de resenhas de textos.
Critério
Adequação dos exercícios às normas restritivas eventualmente abstraídas de repertórios e estilos analisados. Adequação das análises às metodologias de análise propostas e criadas. Participação qualificada e empenhada na produção de resenhas e seminários e nas discussões realizadas a partir de textos propostos em aula. Nos exercícios criativos, os critérios estarão relacionados ao empenho na produção, realização e apresentação dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BORÉM, Fausto e ARAÚJO, Fabiano - Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica, Revista PER MUSI, 22, 2010 https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992010000200003 
BRISOLA, Cyro Monteiro - Princípios da Harmonia Funcional. Annablume, S. Paulo, 2006.
KOSTKA, Stefan – Materials and Techniques of twentieth century music, Prentice Hall,1989. 
MOTTE, Dieter de la – Armonia, Idea Books, Barcelona, 1998.
OTTMAN. Robert W. - Advanced Harmony, Prentice Hall, 2000.
TARSO, Paulo. Villa Lobos: Processos Composicionais, Editora da Unicamp, 2009.
TINÉ, Paulo - Harmonia. Fundamentos de Arranjo e Improvisação, Editora Attar, São Paulo, 2015.
COSTA, Rogério - O cavalinho de pau: devir-criança e molecularização na obra de Villa Lobos, Anais do Simpósio Villa Lobos, 2012.
NEELY, Adam, Music Theory and White Supremacy, https://www.youtube.com/watch?v=Kr3quGh7pJA
_____________, The seven levels of Jazz Harmony, 
https://www.youtube.com/watch?v=lz3WR-F_pnM 
EWELL, Philip, Music Theory and White Racial Frame, MTO - A Journal of the Society for Music Theory.
http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/simposio/violao2012/artigos/12samuel_silva_guingasimples_e_absurdo.pdf 
 

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