Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0233 - Harmonia IV
Harmony IV

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Dotar os/as alunos/as de ferramentas para compreensão e análise da música europeia pós-tonal (especificamente da música escrita a partir do início do século XX com ênfase em compositores como Claude Debussy, Igor Stravinsky, Arnold Schoenberg, Bela Bartok, Villa Lobos e Edgard Varèse) e das músicas não europeias do século XX e XXI (incluindo o jazz, as músicas populares e tradicionais, as produções experimentais brasileiras e de outros países da América Latina) Este objetivo específico se inscreve num objetivo mais geral que é fazer com que o aluno entre em contato com visões mais abrangentes sobre a harmonia relacionadas à música produzida nos dias de hoje. Dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam as diversas metodologias de análise harmônica e que extrapolam as dimensões estritamente musicais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2022328 - Rogério Luiz Moraes Costa
 
Programa Resumido
Análise de obras dos compositores e músicas mencionadas acima com ênfase nas novas formas de organização do material harmônico: polarização, utilização de modos antigos, eclesiásticos e não ocidentais construção de escalas, séries, aglomerados, clusters etc. Apresentação de novas ferramentas de análise: blocos, objetos, conjuntos. Leitura e discussão de textos (musicológicos, filosóficos, sociológicos) relativos às práticas criativas e às abordagens analíticas no âmbito do estudo da harmonia (não só da música “erudita” ocidental europeia). Expansão do campo de estudo: músicas do mundo.
 
 
 
Programa
Tonalismo expandido, atonalismo, pantonalismo, politonalismo, dodecafonismo, serialismo, hibridizações, música concreta e eletroacústica, organizações livres do material frequencial. Introdução à análise Schenkeriana e à análise neo-riemanniana. Aplicações. Outras organizações harmônicas tonais ou não tonais (MPB, Jazz, pop etc.)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de trabalhos criativos e exercícios de estilo, participação em seminários e discussões em classe, produção de resenhas de textos.
Critério
Adequação dos exercícios às normas restritivas eventualmente abstraídas de repertórios e estilos analisados. Adequação das análises às metodologias de análise propostas e criadas. Participação qualificada e empenhada na produção de resenhas e seminários e nas discussões realizadas a partir de textos propostos em aula. Nos exercícios criativos, os critérios estarão relacionados ao empenho na produção, realização e apresentação dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BORÉM, Fausto e ARAÚJO, Fabiano - Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica, Revista PER MUSI, 22, 2010 https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992010000200003 
BRISOLA, Cyro Monteiro - Princípios da Harmonia Funcional. Annablume, S. Paulo, 2006.
KOSTKA, Stefan – Materials and Techniques of twentieth century music, Prentice Hall,1989. 
MOTTE, Dieter de la – Armonia, Idea Books, Barcelona, 1998.
OTTMAN. Robert W. - Advanced Harmony, Prentice Hall, 2000.
TARSO, Paulo. Villa Lobos: Processos Composicionais, Editora da Unicamp, 2009.
TINÉ, Paulo - Harmonia. Fundamentos de Arranjo e Improvisação, Editora Attar, São Paulo, 2015.
COSTA, Rogério - O cavalinho de pau: devir-criança e molecularização na obra de Villa Lobos, Anais do Simpósio Villa Lobos, 2012.
NEELY, Adam, Music Theory and White Supremacy, https://www.youtube.com/watch?v=Kr3quGh7pJA
_____________, The seven levels of Jazz Harmony, 
https://www.youtube.com/watch?v=lz3WR-F_pnM 
EWELL, Philip, Music Theory and White Racial Frame, MTO - A Journal of the Society for Music Theory.
http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/simposio/violao2012/artigos/12samuel_silva_guingasimples_e_absurdo.pdf 
 

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