Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0233 - Harmonia IV
Harmony IV

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Dotar os/as alunos/as de ferramentas para compreensão e análise da música europeia pós-tonal (especificamente da música escrita a partir do início do século XX com ênfase em compositores como Claude Debussy, Igor Stravinsky, Arnold Schoenberg, Bela Bartok, Villa Lobos e Edgard Varèse) e das músicas não europeias do século XX e XXI (incluindo o jazz, as músicas populares e tradicionais, as produções experimentais brasileiras e de outros países da América Latina) Este objetivo específico se inscreve num objetivo mais geral que é fazer com que o aluno entre em contato com visões mais abrangentes sobre a harmonia relacionadas à música produzida nos dias de hoje. Dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam as diversas metodologias de análise harmônica e que extrapolam as dimensões estritamente musicais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2022328 - Rogério Luiz Moraes Costa
 
Programa Resumido
Análise de obras dos compositores e músicas mencionadas acima com ênfase nas novas formas de organização do material harmônico: polarização, utilização de modos antigos, eclesiásticos e não ocidentais construção de escalas, séries, aglomerados, clusters etc. Apresentação de novas ferramentas de análise: blocos, objetos, conjuntos. Leitura e discussão de textos (musicológicos, filosóficos, sociológicos) relativos às práticas criativas e às abordagens analíticas no âmbito do estudo da harmonia (não só da música “erudita” ocidental europeia). Expansão do campo de estudo: músicas do mundo.
 
 
 
Programa
Tonalismo expandido, atonalismo, pantonalismo, politonalismo, dodecafonismo, serialismo, hibridizações, música concreta e eletroacústica, organizações livres do material frequencial. Introdução à análise Schenkeriana e à análise neo-riemanniana. Aplicações. Outras organizações harmônicas tonais ou não tonais (MPB, Jazz, pop etc.)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Análises a partir de metodologias específicas, exercícios de estilo e exercícios livres (de criação), seminários e trabalhos individuais ou em grupo.
Critério
Adequação dos exercícios às normas restritivas abstraídas dos estilos. Adequação das análises às metodologias de análise propostas. Nos exercícios criativos os critérios estarão relacionados ao empenho na produção, realização e apresentação dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Barraud, Henri, Para compreender as músicas de hoje, Editora Perspectiva, São Paulo, 1997.
Corrêa, Antenor Ferreira – Estruturações harmônicas pós-tonais, Editora Unesp, São Paulo, 2006.
Kostka, Stefan – Materials and Techniques of twentieth century music, Prentice Hall,1989. Motte, Dieter de la – Armonia, Idea Books, Barcelona, 1998.
Ottman. Robert W. - Advanced Harmony, Prentice Hall, 2000.
Schonberg. Arnold – Harmonia – Editora Unesp, São Paulo, 2002
 

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