A disciplina tem como objetivo o desenvolvimento técnico e de habilidades funcionais específicas para a execução pianística, tais como: harmonização, transposição, leitura à primeira vista, entre outras. Além disso, pretende-se contribuir para o aperfeiçoamento musical do aluno através da prática de repertório de diferentes épocas e estilos.
Aulas coletivas envolvendo: princípios básicos de técnica pianística, escalas e arpejos, noções de harmonia aplicada ao instrumento, leitura à primeira vista em diferentes claves, transposição, prática de repertório (individual e/ou em conjuntos).
1. Escalas, arpejos, acordes 2. Noções de harmonia aplicada ao instrumento 3. Transposição 4. Leitura à Primeira Vista 5. Introdução à leitura de claves antigas e instrumentos transpositores 6. Redução de Grades (coral e/ou orquestral) 7. Acompanhamento e prática de repertório (individual e/ou em conjunto)
BRINGS, Allen et al. A New Approach to Keyboard Harmony. New York: W.W. Norton, 1979. CHASTEK, W. K. Keyboard Skills: Sight Reading, Transposition, Harmonization, Improvisation. Belmont, CA: Wadsworth, 1967. GREGORICH, Shellie; MORITZ, Benjamin. Keyboard Skills for Music Educators: Score Reading. New York: Routledge, 2012. HILLEY, Martha; OLSON, Lynn F. Piano for the Developing Musician. 6. Ed. Boston: Schirmer/Cengage, 2010. KELLER, Hermann. Schule des Generalbass-Spiels. Kassel: Bärenreiter, 1956. LANCASTER, E. L.; RENFROW, K. Alfred’s Group Piano for Adults. 2. Ed. Van Nuys: Alfred Publishing, 2004. MONTANI, Pietro. Tutte le scale per pianoforte. Milano: Ricordi, 1994. MORRIS, R. O. Figured Harmony at the Keyboard. Oxford: Oxford University Press, 2004. MORRIS, R. O.; FERGUSON, H. Preparatory Exercises in Score Reading. Oxford: Oxford University Press, 1931. RICHARDS, Tim. Exploring Blues Piano. London: Schott, 1997. ______. Exploring Jazz Piano Vol. 1. London: Schott, 2005. STENGER, Alfred. Partiturspiel. Frankfurt a.M.: Robert Lienau, 2007.