Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0306 - Contraponto I
Counterpoint I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar a polifonia relacionando-a aos diversos estilos históricos em que ela se desenvolveu no ocidente e também nas culturas musicais não ocidentais. Pensar a polifonia no contexto mais amplo da dimensão textural e em suas relações com a criação, a prática e a escuta. Relacionar as ideias complementares e indissociáveis de polifonia (e de harmonia) com as dimensões horizontais e verticais da música. Enfatizar a realização de trabalhos criativos e experimentais em que a polifonia e o contraponto aparecem como um recurso de composição. Dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam as diversas metodologias de análise e de criação que extrapolam as dimensões estritamente musicais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2022328 - Rogério Luiz Moraes Costa
 
Programa Resumido
Relações entre o pensamento vertical e o pensamento horizontal. Conceitos básicos: textura, monodia, homofonia, polifonia, heterofonia., simultaneidade de acontecimentos, pensamento horizontal. Escuta de repertório. Polifonia na música ocidental: da Idade Média à música contemporânea. Polifonia na música não-ocidental. Sistematização do contraponto a partir do repertório. Josquin, Palestrina, Lassus, Victoria etc. Exercícios de estilo e exercícios experimentais (contraponto eletroacústico).
 
 
 
Programa
Contraponto a 2 vozes por espécies (Fux): contextualização sobre o método, aspectos gerais e particularidades: 1ª espécie, 2ª espécie, 3ª espécie, 4ª espécie e 5ª espécie. Contraponto livre e imitativo. Moteto a duas vozes. Exercícios de estilo (Polifonia da Renascença). Escuta, apreciação e análise de polifonias de várias culturas: MPB, Jazz, músicas tradicionais não ocidentais, música eletroacústica, música pop etc.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Análises a partir de metodologias específicas, exercícios de estilo e exercícios livres (de criação), seminários e trabalhos individuais ou em grupo.
Critério
Adequação dos exercícios às normas restritivas abstraídas dos estilos. Adequação das análises às metodologias de análise propostas. Nos exercícios criativos os critérios estarão relacionados ao empenho na produção, realização e apresentação dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
FUX, J.J. - The Study of Counterpoint, New York, W.W., Norton & Company, 1975.
PISTOW, Walter - Counterpoint, New York, W.W. Norton & Company, 1947.
Repertório Básico.
BENJAMIN, Thomas, The Craft Of Modal Conterpoint, Schirmer Books, New York, 1979.
BENJAMIN, Thomas, Conterpoint in the Style of J. S. Bach, Schirmer Books, New York, 1986.
BOULEZ, Pierre, Apontamentos de um aprendiz, Ed. Perspectiva, São Paulo, 1995.
MOTTE, Dieter de la, Contrapunto, Idea Books S.A, Barcelona, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0306

Clique para consultar o oferecimento para CMU0306

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP