Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar a polifonia relacionando-a aos diversos estilos históricos em que ela se desenvolveu no ocidente e também nas culturas musicais não ocidentais. Pensar a polifonia no contexto mais amplo da dimensão textural e em suas relações com a criação, a prática e a escuta. Relacionar as ideias complementares e indissociáveis de polifonia (e de harmonia) com as dimensões horizontais e verticais da música. Enfatizar a realização de trabalhos criativos e experimentais em que a polifonia e o contraponto aparecem como um recurso de composição. Dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam as diversas metodologias de análise e de criação que extrapolam as dimensões estritamente musicais.
Relações entre o pensamento vertical e o pensamento horizontal. Conceitos básicos: textura, monodia, homofonia, polifonia, heterofonia., simultaneidade de acontecimentos, pensamento horizontal. Escuta de repertório. Polifonia na música ocidental: da Idade Média à música contemporânea. Polifonia na música não-ocidental. Sistematização do contraponto a partir do repertório. Josquin, Palestrina, Lassus, Victoria etc. Exercícios de estilo e exercícios experimentais (contraponto eletroacústico).
Contraponto a 2 vozes por espécies (Fux): contextualização sobre o método, aspectos gerais e particularidades: 1ª espécie, 2ª espécie, 3ª espécie, 4ª espécie e 5ª espécie. Contraponto livre e imitativo. Moteto a duas vozes. Exercícios de estilo (Polifonia da Renascença). Escuta, apreciação e análise de polifonias de várias culturas: MPB, Jazz, músicas tradicionais não ocidentais, música eletroacústica, música pop etc.
FUX, J.J. - The Study of Counterpoint, New York, W.W., Norton & Company, 1975. BENJAMIN, Thomas, The Craft Of Modal Counterpoint, Schirmer Books, New York, 1979. MOLINA, Sergio, Música de Montagem. A Composição de Música Popular no Pós-1967, É Realizações Editora, São Paulo, 2018. ALMADA, Carlos, Contraponto em Música Popular: Fundamentação Teórica e Aplicações Composicionais, Ed. UFRJ, Rio de Janeiro, 2013. NEELY, Adam, Music Theory and White Supremacy, https://www.youtube.com/watch?v=Kr3quGh7pJA EWELL, Philip, Music Theory and White Racial Frame, MTO - A Journal of the Society for Music Theory. SANTOS, Jorge Luiz, Artigo sobre textura Baseado em Wallace Berry – Simpom. SILAMBO, Micas O., Xigubu, um microscópio para entender músicas e lutas de matizes africanos (ver Ubuntu) – Revista Claves - Dossiê Matizes Africanos na Música Brasileira, 2021.