Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0307 - Contraponto II
Counterpoint II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Aprofundar o trabalho iniciado no semestre passado (em Contraponto I) propiciando condições para que os/as alunos/as desenvolvam atividades práticas, reflexivas e criativas, relacionadas com as formas de pensamento musical que lidam com texturas polifônicas. Mantendo a perspectiva decolonial e antirracista que objetiva superar as abordagens tecnicistas e os paradigmas eurocêntricos, serão abordados e analisados repertórios diversificados com ênfase na produção musical brasileira que inclui as músicas tradicionais e populares das várias regiões do Brasil, a produção experimental, a música contemporânea, as práticas de improvisação etc. O objetivo é continuar a pensar a polifonia no contexto mais amplo da dimensão textural e em suas relações com a criação, a prática e a escuta enfatizando a realização de trabalhos criativos e experimentais em que a polifonia e o contraponto aparecem como recurso para a composição individual e coletiva. Mantem-se do semestre anterior o objetivo de dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam a criação musical e as diversas metodologias de análise que extrapolam as dimensões estritamente musicais. Contraponto como metáfora para jogo, conversa, interação: improvisação livre e comprovisação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2022328 - Rogério Luiz Moraes Costa
 
Programa Resumido
Relações entre o pensamento vertical e o pensamento horizontal. Fundamentação harmônica para as diversas práticas contrapontísticas modais, tonais, atonais. Pensando o contraponto de camadas: por uma polifonia de eventos sonoros: diversidade ou unidade (heterogeneidade ou homogeneidade) de materiais, identidade de cada linha ou acontecimento (frase com notas, figuras, objetos sonoros, evento), independência ou interdependência, gradações, temporalidades (tempos convergentes ou divergentes, lisos ou estriados). Escuta de repertório abrangente, diversificado e variado. Sistematização do contraponto a partir dos repertórios examinados. Exercícios de estilo e exercícios experimentais. Contraponto na música eletroacústica. Contraponto como ferramenta da composição e de arranjo. Contraponto e texturas polifônicas na música gravada. Contraponto e improvisação (em vários estilos e territórios musicais). Contraponto no estúdio. Recursos de gravação, edição e montagem.
 
 
 
Programa
Escuta, apreciação e análise de polifonias em repertórios variados: MPB, Jazz, músicas tradicionais não ocidentais, música erudita europeia, música eletroacústica, música pop etc. Leitura de textos críticos e reflexivos sobre o ensino de teoria e contraponto. Exercícios de estilo, a partir dos diversos repertórios examinados. Invenção de ferramentas de análise. Contraponto livre e imitativo. Trabalhos colaborativos. Exercícios de improvisação com materiais determinados. Improvisação livre.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de trabalhos criativos e exercícios de estilo, participação em seminários e discussões em classe, produção de resenhas de textos.
Critério
Adequação dos exercícios às normas restritivas eventualmente abstraídas de repertórios e estilos analisados. Adequação das análises às metodologias de análise propostas e criadas. Participação qualificada e empenhada na produção de resenhas e seminários e nas discussões realizadas a partir de textos propostos em aula. Nos exercícios criativos, os critérios estarão relacionados ao empenho na produção, realização e apresentação dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
FUX, J.J. - The Study of Counterpoint, New York, W.W., Norton & Company, 1975.
BENJAMIN, Thomas, The Craft Of Modal Conterpoint, Schirmer Books, New York, 1979.
MOLINA, Sergio, Música de Montagem. A Composição de Música Popular no Pós-1967, É Realizações Editora, São Paulo, 2018.
ALMADA, Carlos, Contraponto em Música Popular: Fundamentação Teórica e Aplicações Composicionais, Ed. UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.
NEELY, Adam, Music Theory and White Supremacy, https://www.youtube.com/watch?v=Kr3quGh7pJA
EWELL, Philip, Music Theory and White Racial Frame, MTO - A Journal of the Society for Music Theory.
SANTOS, Jorge Luiz, Artigo sobre textura Baseado em Wallace Berry – Simpom.
COSTA, Rogério – Orquestra Errante: uma prática musical entranhada na vida. Revista Música.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0307

Clique para consultar o oferecimento para CMU0307

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP