Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0307 - Contraponto II
Counterpoint II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Dotar o aluno de condições para compreender o contraponto tonal a duas e três vozes a partir de análises de um repertório significativo com ênfase em obras de J.S. Bach e através de exercícios de estilo. Este objetivo específico se inscreve num objetivo mais geral que é fazer com que o aluno entre em contato, de forma prática e criativa, com as formas de pensamento musical que lidam com texturas polifônicas. Serão abordados e analisados também, repertórios de músicas não “eruditas ocidentais”, como por exemplo o choro brasileiro, a MPB, o Jazz, o Rock etc. Mantém-se do semestre anterior o objetivo de pensar a polifonia no contexto mais amplo da dimensão textural e em suas relações com a criação, a prática e a escuta enfatizando a realização de trabalhos criativos e experimentais em que a polifonia e o contraponto aparecem como um recurso de composição. Dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam as diversas metodologias de análise e de criação que extrapolam as dimensões estritamente musicais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2022328 - Rogério Luiz Moraes Costa
 
Programa Resumido
Relações entre o pensamento vertical e o pensamento horizontal, fundamentação harmônica tonal para o contraponto, contraponto tonal não imitativo a duas vozes, contraponto imitativo, invenções a duas vozes, fuga a três vozes. Escuta de repertório. Polifonia na música ocidental: da música barroca à música contemporânea. Polifonia na música não-ocidental. Sistematização do contraponto a partir do repertório: J. S. Bach. Exercícios de estilo e exercícios experimentais (contraponto eletroacústico).
 
 
 
Programa
Análise e composição de exercícios de estilo: pequenas formas não imitativas (peças das suítes de dança barrocas: minueto, giga, courante etc.). Análise de invenções a duas vozes de Bach: esquema formal e harmônico; estrutura contrapontística. Realização de exercícios: exposição, divertimento com modulação e primeira entrada intermediária. Análise de fugas a 3 vozes de Bach: esquema formal e harmônico; estrutura contrapontística. Realização de exercícios: exposição, divertimento com modulação e primeira entrada intermediária. Escuta, apreciação e análise de polifonias de várias culturas: MPB, Jazz, músicas tradicionais não ocidentais, música eletroacústica, música pop etc.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Análises a partir de metodologias específicas, exercícios de estilo e exercícios livres (de criação), arranjos contrapontísticos de músicas populares, seminários e trabalhos individuais ou em grupo.
Critério
Adequação dos exercícios às normas restritivas abstraídas dos estilos. Adequação das análises às metodologias de análise propostas. Nos exercícios criativos os critérios estarão relacionados ao empenho na produção, realização e apresentação dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
FUX, J.J. - The Study of Counterpoint, New York, W.W., Norton & Company, 1975.
BENJAMIN, Thomas, Conterpoint in the Style of J. S. Bach, Schirmer Books, New York, 1986.
MOTTE, Dieter de la, Contrapunto, Idea Books S.A, Barcelona, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0307

Clique para consultar o oferecimento para CMU0307

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP