Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0307 - Contraponto II
Counterpoint II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Dotar o aluno de condições para compreender o contraponto tonal a duas e três vozes a partir de análises de um repertório significativo com ênfase em obras de J.S. Bach e através de exercícios de estilo. Este objetivo específico se inscreve num objetivo mais geral que é fazer com que o aluno entre em contato, de forma prática e criativa, com as formas de pensamento musical que lidam com texturas polifônicas. Serão abordados e analisados também, repertórios de músicas não “eruditas ocidentais”, como por exemplo o choro brasileiro, a MPB, o Jazz, o Rock etc. Mantém-se do semestre anterior o objetivo de pensar a polifonia no contexto mais amplo da dimensão textural e em suas relações com a criação, a prática e a escuta enfatizando a realização de trabalhos criativos e experimentais em que a polifonia e o contraponto aparecem como um recurso de composição. Dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam as diversas metodologias de análise e de criação que extrapolam as dimensões estritamente musicais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2022328 - Rogério Luiz Moraes Costa
 
Programa Resumido
Relações entre o pensamento vertical e o pensamento horizontal, fundamentação harmônica tonal para o contraponto, contraponto tonal não imitativo a duas vozes, contraponto imitativo, invenções a duas vozes, fuga a três vozes. Escuta de repertório. Polifonia na música ocidental: da música barroca à música contemporânea. Polifonia na música não-ocidental. Sistematização do contraponto a partir do repertório: J. S. Bach. Exercícios de estilo e exercícios experimentais (contraponto eletroacústico).
 
 
 
Programa
Análise e composição de exercícios de estilo: pequenas formas não imitativas (peças das suítes de dança barrocas: minueto, giga, courante etc.). Análise de invenções a duas vozes de Bach: esquema formal e harmônico; estrutura contrapontística. Realização de exercícios: exposição, divertimento com modulação e primeira entrada intermediária. Análise de fugas a 3 vozes de Bach: esquema formal e harmônico; estrutura contrapontística. Realização de exercícios: exposição, divertimento com modulação e primeira entrada intermediária. Escuta, apreciação e análise de polifonias de várias culturas: MPB, Jazz, músicas tradicionais não ocidentais, música eletroacústica, música pop etc.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de trabalhos criativos e exercícios de estilo, participação em seminários e discussões em classe, produção de resenhas de textos.
Critério
Adequação dos exercícios às normas restritivas eventualmente abstraídas de repertórios e estilos analisados. Adequação das análises às metodologias de análise propostas e criadas. Participação qualificada e empenhada na produção de resenhas e seminários e nas discussões realizadas a partir de textos propostos em aula. Nos exercícios criativos, os critérios estarão relacionados ao empenho na produção, realização e apresentação dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
FUX, J.J. - The Study of Counterpoint, New York, W.W., Norton & Company, 1975.
BENJAMIN, Thomas, The Craft Of Modal Conterpoint, Schirmer Books, New York, 1979.
MOLINA, Sergio, Música de Montagem. A Composição de Música Popular no Pós-1967, É Realizações Editora, São Paulo, 2018.
ALMADA, Carlos, Contraponto em Música Popular: Fundamentação Teórica e Aplicações Composicionais, Ed. UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.
NEELY, Adam, Music Theory and White Supremacy, https://www.youtube.com/watch?v=Kr3quGh7pJA
EWELL, Philip, Music Theory and White Racial Frame, MTO - A Journal of the Society for Music Theory.
SANTOS, Jorge Luiz, Artigo sobre textura Baseado em Wallace Berry – Simpom.
COSTA, Rogério – Orquestra Errante: uma prática musical entranhada na vida. Revista Música.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0307

Clique para consultar o oferecimento para CMU0307

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP