Estudar os procedimentos contrapontísticos na música dos séculos XVIII ao XX, posterior a J. S. Bach.
Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar a polifonia.
Contraponto cromático, fugas de Haydn, Beethoven, Liszt, Ravel, Villa-Lobos, Bartók.
BENJAMIN, Thomas. The craft of tonal counterpoint. New York/London: Routledge, 2003. MOTTE, Dieter de la. Contrapunto, Idea Books S.A, Barcelona, 1998.OLDROYD, G. The technique and spirit of fugue. London: Oxford Press, 1977.PISTON, W. Counterpoint. New York/London: Norton, 1947.SALLES, Paulo de Tarso. Apostila de Contraponto III. São Paulo: manuscrito do autor, 2009.SALLES. Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.SEARTE, Humphey. Twentieth Century Counterpoint, Willians & Norgate, London, 1954. Tradução castelhana de Roendo Lhates, Vergare Editorial S.A., Espanha, 1957.