Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0308 - Contraponto III
Counterpoint III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Estudar os procedimentos contrapontísticos na música dos séculos XVIII ao XX, posterior a J. S. Bach.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1443952 - Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
 
Programa Resumido
Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar a polifonia.
 
 
 
Programa
Contraponto cromático, fugas de Haydn, Beethoven, Liszt, Ravel, Villa-Lobos, Bartók.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Exposição, demonstração e análise.
Critério
- Através da participação
- Através dos trabalhos apresentados
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
BENJAMIN, Thomas. The craft of tonal counterpoint. New York/London: Routledge, 2003. 
MOTTE, Dieter de la. Contrapunto, Idea Books S.A, Barcelona, 1998.
OLDROYD, G. The technique and spirit of fugue. London: Oxford Press, 1977.
PISTON, W. Counterpoint. New York/London: Norton, 1947.
SALLES, Paulo de Tarso. Apostila de Contraponto III. São Paulo: manuscrito do autor, 2009.
SALLES. Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.
SEARTE, Humphey. Twentieth Century Counterpoint, Willians & Norgate, London, 1954. Tradução castelhana de Roendo Lhates, Vergare Editorial S.A., Espanha, 1957.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0308

Clique para consultar o oferecimento para CMU0308

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP