Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0309 - Contraponto IV
Counterpoint IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar a polifonia de acordo com as concepções surgidas a partir do século XX.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1443952 - Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
 
Programa Resumido
Introdução às técnicas de composição e análise da música dos séculos XX e XXI. O contraponto será apreciado como uma dimensão da textura musical.
 
 
 
Programa
- Contraponto Dodecafônico - Técnica dodecafônica
- Contraponto Atonal - Princípios fundamentais.
- Contraponto Pós-Tonal – Princípios fundamentais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Exposição, demonstração e análise.
Critério
- Através da participação, freqüência e pontualidade do(a) aluno(a)
- Através dos trabalhos apresentados
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ANTOKOLETZ, Elliott. The Music of Béla Bartók: a study of tonality and progression in twentieth-century music. Los Angeles: University of California Press, 1984.
BERIO, Luciano e DALMONTE, Rossana. Berio: entrevista sobre a música contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: Norton, 1987.
FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.
FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP, 1973.
KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006.
PERLE, George. Serial composition and atonality: an introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. 6th ed. Berkeley: University of California Press, 1991.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth century harmony: creative aspects and practice. London: Faber & Faber, 1978.
SEARTE, Humphey - Twentieth Century Counterpoint, Willians & Norgate, London, 1954
Tradução castelhana de Roendo Lhates, Vergare Editorial S.A., Espanha, 1957.
PISTON, Walter - Counterpoint, New York, W.W. Norton & Company, 1947.
OLIVEIRA, João Pedro. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1998.
STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990.
WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997.
WILLIAMS, J. K. Theories and analyses of twentieth-century music. Harbor Drive, Orlando (FL): Harcourt Brace & Co., 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0309

Clique para consultar o oferecimento para CMU0309

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP