|
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
|
Escola de Comunicações e Artes |
|
Música |
|
Disciplina: CMU0309 - Contraponto IV
|
Counterpoint IV
|
Créditos Aula: |
2
|
Créditos Trabalho: |
0 |
Carga Horária Total: |
30 h
|
Tipo: |
Semestral
|
Ativação: |
01/01/2011
|
Desativação:
|
Objetivos |
Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar a polifonia de acordo com as concepções surgidas a partir do século XX. |
|
|
|
|
Docente(s) Responsável(eis) |
|
1443952 - Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles |
|
|
Programa Resumido |
Introdução às técnicas de composição e análise da música dos séculos XX e XXI. O contraponto será apreciado como uma dimensão da textura musical. |
|
|
|
|
Programa |
- Contraponto Dodecafônico - Técnica dodecafônica - Contraponto Atonal - Princípios fundamentais. - Contraponto Pós-Tonal – Princípios fundamentais.
|
|
|
|
|
Avaliação |
|
Método |
- Exposição, demonstração e análise. |
Critério |
- Através da participação, freqüência e pontualidade do(a) aluno(a) - Através dos trabalhos apresentados
|
Norma de Recuperação |
Não haverá recuperação. |
|
|
|
ANTOKOLETZ, Elliott. The Music of Béla Bartók: a study of tonality and progression in twentieth-century music. Los Angeles: University of California Press, 1984. BERIO, Luciano e DALMONTE, Rossana. Berio: entrevista sobre a música contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987. COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: Norton, 1987. FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998. FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP, 1973. KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006. PERLE, George. Serial composition and atonality: an introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. 6th ed. Berkeley: University of California Press, 1991. PERSICHETTI, Vincent. Twentieth century harmony: creative aspects and practice. London: Faber & Faber, 1978. SEARTE, Humphey - Twentieth Century Counterpoint, Willians & Norgate, London, 1954 Tradução castelhana de Roendo Lhates, Vergare Editorial S.A., Espanha, 1957. PISTON, Walter - Counterpoint, New York, W.W. Norton & Company, 1947. OLIVEIRA, João Pedro. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1998. STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990. WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997. WILLIAMS, J. K. Theories and analyses of twentieth-century music. Harbor Drive, Orlando (FL): Harcourt Brace & Co., 1997.
|
|
|