Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar a polifonia de acordo com as concepções surgidas a partir do século XX.
Introdução às técnicas de composição e análise da música dos séculos XX e XXI. O contraponto será apreciado como uma dimensão da textura musical.
- Contraponto Dodecafônico - Técnica dodecafônica- Contraponto Atonal - Princípios fundamentais.- Contraponto Pós-Tonal – Princípios fundamentais.
ANTOKOLETZ, Elliott. The Music of Béla Bartók: a study of tonality and progression in twentieth-century music. Los Angeles: University of California Press, 1984.BERIO, Luciano e DALMONTE, Rossana. Berio: entrevista sobre a música contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: Norton, 1987.FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP, 1973.KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006.PERLE, George. Serial composition and atonality: an introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. 6th ed. Berkeley: University of California Press, 1991.PERSICHETTI, Vincent. Twentieth century harmony: creative aspects and practice. London: Faber & Faber, 1978.SEARTE, Humphey - Twentieth Century Counterpoint, Willians & Norgate, London, 1954Tradução castelhana de Roendo Lhates, Vergare Editorial S.A., Espanha, 1957.PISTON, Walter - Counterpoint, New York, W.W. Norton & Company, 1947.OLIVEIRA, João Pedro. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1998.STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990.WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997.WILLIAMS, J. K. Theories and analyses of twentieth-century music. Harbor Drive, Orlando (FL): Harcourt Brace & Co., 1997.