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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0322 - Música Brasileira I
Brazilian Music I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno no repertório dos séculos XVIII e XIX discutindo suas características principais, tanto a música da Igreja quanto a música de salão e a de ópera.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1604221 - Monica Isabel Lucas
 
Programa Resumido
A música do tempo da catequese e a música das regiões mineradoras feita pelos compositores contratados pelas Irmandades. A música do tempo da corte portuguesa no Rio de Janeiro.
 
 
 
Programa
1. Primeira fase da colonização: viabilidade de uma produção musical (Séc. XVI e XVII);
2. Segunda fase de colonização - o século XVIII: 
      a) a música no Nordeste Brasileiro: o fruto da prosperidade de cultura açucareira. 
      b) a música em Minas Gerais: o surto da mineração e o desenvolvimento sócio-cultural das áreas mineradoras. 
3. A tradição musical da corte portuguesa: uma tentativa de extensão a colônia.
4. A independência do Brasil e o fim da Capela de Música. 
      a) a música de Salão: modinhas e lundus.
      b) a música para o piano.
      c) a ópera.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Exposição da matéria
- Análise de textos
- Audições fonográficas e ao vivo
- Debates.
Critério
- Tendo por base os trabalhos realizados durante o semestre. Trabalhos que versam sobre temas e problemas extraídos da matéria dada
Norma de Recuperação
- A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG-3583, Artigo 1º, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, Mário de. Cândido Inácio da Silva e o lundu, In: Latin American Music Review, vol. 20, n.2, 1999, p. 213-233.
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VAINFAS, Ronaldo. Santo Antônio na América Portuguesa: religiosidade e política, In: Revista da USP, São Paulo, n. 57, março/maio 2003, p. 28-37.

DISCOGRAFIA PARCIAL
AMÉRICANTIGA Coro e Orquestra de Câmara: música brasileira e portugusa do século XVIII. Direção musical e regência: Ricardo Bernardes. Manaus, Sonopress, PLCD 51837
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA: Período Colonial I e II. Ricardo Kanji, Orquestra e coro Vox Brasiliensis. São Paulo, Gravadora Eldorado, 2000.
JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA: Coro de Câmera Pro-Arte. Regência: Carlos Alberto Figueiredo.
Matinas do Natal. Rio de Janeiro, Seminários de música pro-arte, 1994.
LA PORTINGALOISE: música do tempo dos descobrimentos. Segréis de Lisboa. Lisboa, Movieplay, 1994. MUSIC FROM CHRISTIAN & JEWISH SPAIN: Hespèrion XX, Jordi Savall. Londres, Virgin Classics, 1999. MÚSICA NO TEMPO DE GREGÓRIO DE MATOS: Grupo Banza. Rio de Janeiro, Petrobras, s.d. (Manaus,
Sonopress, 070684)
MÚSICA MANEIRISTA PORTUGUESA: Cancioneiro musical de Belém. Segréis de Lisboa. Lisboa, Movieplay, 1988.
O SACRO E O PROFANO: A música na Corte de D João VI. Quarteto Colonial. Rio de Janeiro, Biscoito Fino, 2008.
THE TOLEDO SUMMIT: early 16th-c. Spanish & Flemish songs & motets. Orlando Consort. França, Harmonia Mundi, 2003.

Site de interesse:
- Acervo Cleofe Person de Matos: http://www.acpm.com.br/CPM.htm
- A Guide to Medieval and Renaissance Instruments: http://www.music.iastate.edu/antiqua/instrumt.html
- Museu da Música de Mariana: http://www.mmmariana.com.br/
 

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