Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0323 - Música Brasileira II
Brazilian Music II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno no repertório do século XIX discutindo as principais transformações operadas na música de salão e na operística. Discutir o contexto da institucionalização paulatina da música, desde a organização do ensino até a divulgação comercial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52412 - Flávia Camargo Toni
 
Programa Resumido
Situar a produção musical brasileira após a Independência focalizando a organização da música em torno da República, a institucionalização do ensino, a busca de uma estética moderna no pós-guerra, o papel da fonografia no mercado da música e as escolas organizadas em torno dos movimentos da contemporaneidade. Para tanto a literatura musical de Mário de Andrade será protagonista buscando-se aprofundar as discussões acerca dos nacionalismos e da música engajada.
 
 
 
Programa
1. A música República e o início do século XX. 2. Os antecedentes da Semana de Arte Moderna. 3. A Semana de Arte Moderna. 4. Luciano Gallet e Villa-Lobos. 5. Música e manifesto no Ensaio sobre Música Brasileira. 6. A Carta Aberta de Camargo Guarnieri. 7. Novas tendências dos anos 60 e 70.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Exposição da matéria
- Análise de textos
- Audições fonográficas e ao vivo
- Debates.
Critério
- Tendo por base os trabalhos realizados durante o semestre. Trabalhos que versam sobre temas e problemas extraídos da matéria dada.
Norma de Recuperação
- A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG-3583, Artigo 1º, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Renato de, História da Música Brasileira, Rio de Janeiro, F. Briguiet, 1948, 2ª edição. ANDRADE, Mário de, Pequena História da Música, São paulo, Martins Editora, 1980, 9ª edição. ANDRADE, Mário de, O Banquete, São Paulo, Duas Cidades, 1977. ANDRADE, Mário de, Danças Dramáticas do Brasil (3 tomos) - Belo Horizonte, Editora Itatiaia, Brasília, Instituto Nacional do Livro, Fundação Nacional Pró-Memória, 1982. ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre música brasileira. São Paulo: Martins, 1962. GUERRA-PEIXE, César, Maracatus do Recife, Recife, PE. Secretaria Minucipal de Cultura e Turismo, 1979. KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira. Porto Alegre. Movimento. 1971. MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. São Paulo. Melhoramentos. l981. MARIZ, Vasco. Figuras da Música Brasileira Contemporânea. Brasília, Ed. Universidade de Brasília. l970. MATTOS, Cleofe Person de. Catálogo temático das obras do padre José Maurício Nunes Garcia. Rio de Janeiro. MEC-Conselho Federal de Cultura. 1970. NEVES, José Maria. Música Brasileira Contemporânea. São Paulo. Ricordi.1980. TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular. Petrópolis. Editora Vozes. 1974. WISNICK, José Miguel. Coro dos Contrários: A Música em torno da Semana de 22. São Paulo, Duas Cidades, 1974 WISNICK, José Miguel e Squeff, Ênio - O nacional e o popular da Cultura Brasileira: Música. São Paulo. Brasiliense, 1982.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0323

Clique para consultar o oferecimento para CMU0323

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP