Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0326 - Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado I
Practicum of Music Teaching Methodology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 165 h ( Estágio: 110 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
- Compreender processos de aprendizagem em música, considerando a natureza da criança e da infância;
- Desenvolver competências concernentes ao ensino individual e coletivo de música;
- Desenvolver bases psicológicas e filosóficas para o ensino da música;
- Desenvolver práticas de criação musical e de reflexão coletiva acerca das práticas sonoras, compreendendo seu papel no pensamento pedagógico;
- Problematização de práticas de ensino de música visando ao desenvolvimento do senso crítico e a produção de conhecimento em educação musical;
- Refletir sobre a formação do professor de música, bem como sobre seu papel social;
- Refletir sobre a música como área do conhecimento e seu lugar no contexto curricular;
- Perceber a criança e o adolescente como seres criativos, atores de seu processo de aprendizagem;
- Desenvolver e aplicar projetos de estágio visando ao ensino e pesquisa em educação musical;
- Desenvolver a capacidade oral e escrita de comunicar ideias em língua portuguesa, elaborar propostas e documentos concernentes à prática docente, como propostas de ensino, planejamentos de aula, relatórios e avaliações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
A relação entre os processos de criação artística em música, os conhecimentos técnicos e teóricos decorrentes e seu ensino nortearão os trabalhos envolvendo leituras, discussões, aulas teórico práticas, desenvolvimento de projetos de estágio e sua aplicação em situações de estágio e de laboratório.
 
 
 
Programa
1 - Fundamentos das práticas pedagógicas em música;
2 - Práticas de criação musical e experiências sonoras: jogo, improvisação, composição e paisagem sonora;
3 - Atividades teórico práticas para o aperfeiçoamento de técnicas de ensino de música, envolvendo criação, reflexão e processos tecnológicos (TIC);
4 - Conhecimento das diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais;
5 - Compreensão de processos pedagógicos no ensino individual e coletivo de música;
6 - Reflexões e práticas da didática de diferentes instâncias da música;
7 - Desafios da relação professor-aluno no ensino de música;
8 - Metodologia de observação em situações de estágio;
9 - Projetos em metodologia de ensino de música para situações específicas de estágio coletivo;
9 - Discussão e escritura de planos, relatórios e avaliações de estágio de observação;
10 - Práticas de Gestão pedagógica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teórico práticas, compreendendo também situações de laboratório, visando à prática de processos educacionais em música;
- Leitura de textos e seminários visando ao aprofundamento e a fundamentação de elementos e processos concernentes ao ensino da música.
Critério
- Avaliação da participação nas práticas, nas discussões e nos projetos coletivos;
- Avaliação da participação nos locais de estágio;
- Avaliação do Relatório final de estágio.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ABEM (Assoc.Bras.Educ.Musical). Fundamentos da Educação Musical – 4,1998.
BARBOSA, Raquel L. L. (org.). Formação de Educadores. Artes e Técnicas. Ciências e Políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
BRASIL. MEC/SEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Disponível em: http://inep.gov.br/ideb
BRASIL.  Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) . Disponível: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. SP: Ed. Peirópolis, 2003.
DELALANDE, François, CÉLESTE, Bernadette, DUMARIER, Elisabeth. L´enfant du sonore au musical. Paris: INA-Buchet/Chastel, 1982.
GOHN, Daniel M. Aspectos tecnológicos da experiência musical. Música Hodie, v. 7, p. 11-27, 2008.
GOHN, Daniel M. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 13, p. 161-174, 2007.
PAYNTER, John. Hear and Now, universal Edition, Londres, 1972.
PENNA, Maura (coord.). É Este o Ensino de Arte que Queremos? uma análise das propostas dos PCN. João Pessoa: Editora Universitária, 2001.  
PIAGET, Jean - A formação do Símbolo da Criança: imitação e jogo, Imagem e Representação, Zahar, Rio de Janeiro, 1971.
PIAGET, Jean - O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e críticas do conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17 – 52.
SALLES, Pedro Paulo. Gênese da Notação Musical na Criança. Dissertação de Mestrado. São Paulo, FEUSP, 1996.
________________. A Reinvenção da Música pela Criança. Tese de Doutorado. São Paulo, FEUSP, 2002.  
SÃO PAULO. SEE. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/saresp 
SÃO PAULO. SEE. Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/o_que_e.asp
SMALL, Christopher - Música: Sociedad, Educación, Ed. Alianze Música, Madrid, 1981. 
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Unesp, 1991.
________________. A afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2001.
________________. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0326

Clique para consultar o oferecimento para CMU0326

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP