- Compreender processos de aprendizagem em música, considerando a natureza da criança e da infância;- Desenvolver competências concernentes ao ensino individual e coletivo de música;- Desenvolver bases psicológicas e filosóficas para o ensino da música;- Desenvolver práticas de criação musical e de reflexão coletiva acerca das práticas sonoras, compreendendo seu papel no pensamento pedagógico;- Problematização de práticas de ensino de música visando ao desenvolvimento do senso crítico e a produção de conhecimento em educação musical;- Refletir sobre a formação do professor de música, bem como sobre seu papel social;- Refletir sobre a música como área do conhecimento e seu lugar no contexto curricular;- Perceber a criança e o adolescente como seres criativos, atores de seu processo de aprendizagem;- Desenvolver e aplicar projetos de estágio visando ao ensino e pesquisa em educação musical;- Desenvolver a capacidade oral e escrita de comunicar ideias em língua portuguesa, elaborar propostas e documentos concernentes à prática docente, como propostas de ensino, planejamentos de aula, relatórios e avaliações.
A relação entre os processos de criação artística em música, os conhecimentos técnicos e teóricos decorrentes e seu ensino nortearão os trabalhos envolvendo leituras, discussões, aulas teórico práticas, desenvolvimento de projetos de estágio e sua aplicação em situações de estágio e de laboratório.
1 - Fundamentos das práticas pedagógicas em música;2 - Práticas de criação musical e experiências sonoras: jogo, improvisação, composição e paisagem sonora;3 - Atividades teórico práticas para o aperfeiçoamento de técnicas de ensino de música, envolvendo criação, reflexão e processos tecnológicos (TIC);4 - Conhecimento das diretrizes curriculares nacionais, estaduais e municipais;5 - Compreensão de processos pedagógicos no ensino individual e coletivo de música;6 - Reflexões e práticas da didática de diferentes instâncias da música;7 - Desafios da relação professor-aluno no ensino de música;8 - Metodologia de observação em situações de estágio; 9 - Projetos em metodologia de ensino de música para situações específicas de estágio coletivo;9 - Discussão e escritura de planos, relatórios e avaliações de estágio de observação;10 - Práticas de Gestão pedagógica.
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