- Desenvolver um pensamento metodológico para o ensino da música, considerando as diferentes instâncias da prática musical e das formulações teóricas e técnicas; - Conhecer a estrutura escolar e o papel da gestão pedagógica; - Desenvolver competências concernentes ao ensino individual e coletivo de música; - Compreender processos de aprendizagem em música, considerando a natureza da criança e da infância; - Formular práticas de ensino de música e sequências didáticas a partir dos conhecimentos adquiridos; - Problematização destas práticas, visando a um aprofundamento didático e pedagógico; - Desenvolver a capacidade oral e escrita de comunicar ideias, elaborar propostas e documentos concernentes à prática docente, como propostas de ensino, planejamentos de aula, relatórios e avaliações.
Desenvolvimento, aplicação e avaliação de projetos de estágio voltados à educação musical de crianças em escolas públicas.
1 - Atividades teórico práticas voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas de ensino de música, envolvendo criação, reflexão e processos tecnológicos (TIC); 2 - Desenvolvimento de projetos e planos de estágio coletivo voltados a grupos de crianças de escolas públicas; 3 - Discutir a música em uma perspectiva educacional, levando-se em conta o caráter criativo, estético, social, cultural, técnico e teórico; 4 - Desenvolver procedimentos didáticos do professor mediador entre a criança e o conhecimento compartilhado; 5 - Metodologias de registro em situações de ensino: diário etnográfico, diário coletivo, caixa-de-sons, diário sonoro, portfólio de sonoridades, criação de partituras, gravações; 6 - Discussão e escritura em língua portuguesa de planos, relatórios e avaliações de estágio de regência (prático, ativo); 7 - Práticas de Gestão Pedagógica nas escolas conveniadas e no Laboratório de Educação Musical - LEM.
BRASIL. MEC/SEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Disponível em: http://inep.gov.br/ideb BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) . Disponível: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb DELALANDE, François, CÉLESTE, Bernadette, DUMARIER, Elisabeth. L´enfant du sonore au musical. Paris: INA-Buchet/Chastel, 1982. GAINZA, Violeta - Fundamentos, Materiales Y Técnicos de La Educación Musical, Ricordi, B. Aires, 1973. GOHN, Daniel M. Aspectos tecnológicos da experiência musical. Música Hodie, v. 7, p. 11-27, 2008. GOHN, Daniel M. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 13, p. 161-174, 2007. HOWARD, Walter - A Música e a Criança, Summos Editorial, São Paulo, 1985. KANDINSKY, Wassily - Ponto, Linha e Plano, Martins Fontes, São Paulo, 1970. PAYNTER, Jonn and ASTON, Peter - Sound and Silence: classroom projects is creative music, Cembridge University Press, N.Y. , 1970. PAYNTER, John. Hear and Now, universal Edition, Londres, 1972. PIAGET, Jean - A formação do Símbolo da Criança: imitação e jogo, Imagem e Representação, Zahar, Rio de Janeiro, 1971. SALLES, Pedro Paulo. Gênese da Notação Musical na Criança. Dissertação de Mestrado. São Paulo, FEUSP, 1996. ________________. A Reinvenção da Música pela Criança. Tese de Doutorado. São Paulo, FEUSP, 2002. SÃO PAULO. SEE. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/saresp SÃO PAULO. SEE. Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/o_que_e.asp SMALL, Christopher - Música: Sociedad, Educación, Ed. Alianze Música, Madrid, 1981. SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Unesp, 1991. _________________ A afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2001.WILLEMS . Edgar - La Preparación Musical de Los mãs Pequaños, Paidós, B. Aires, 1969.