Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0327 - Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado II
Practicum of Music Teaching Methodology II

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
- Desenvolver um pensamento metodológico para o ensino da música, considerando as diferentes instâncias da prática musical e das formulações teóricas e técnicas;
- Conhecer a estrutura escolar e o papel da gestão pedagógica;
- Desenvolver competências concernentes ao ensino individual e coletivo de música;
- Compreender processos de aprendizagem em música, considerando a natureza da criança e da infância; 
- Formular práticas de ensino de música e sequências didáticas a partir dos conhecimentos adquiridos;
- Problematização destas práticas, visando a um aprofundamento didático e pedagógico;
- Desenvolver a capacidade oral e escrita de comunicar ideias, elaborar propostas e documentos concernentes à prática docente, como propostas de ensino, planejamentos de aula, relatórios e avaliações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58568 - Pedro Paulo Salles
 
Programa Resumido
Desenvolvimento, aplicação e avaliação de projetos de estágio voltados à educação musical de crianças em escolas públicas.
 
 
 
Programa
1 - Atividades teórico práticas voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas de ensino de música, envolvendo criação, reflexão e processos tecnológicos (TIC);
2 - Desenvolvimento de projetos e planos de estágio coletivo voltados a grupos de crianças de escolas públicas;
3 - Discutir a música em uma perspectiva educacional, levando-se em conta o caráter criativo, estético, social, cultural, técnico e teórico;
4 - Desenvolver procedimentos didáticos do professor mediador entre a criança e o conhecimento compartilhado;
5 - Metodologias de registro em situações de ensino: diário etnográfico, diário coletivo, caixa-de-sons, diário sonoro, portfólio de sonoridades, criação de partituras, gravações;
6 - Discussão e escritura em língua portuguesa de planos, relatórios e avaliações de estágio de regência (prático, ativo);
7 - Práticas de Gestão Pedagógica nas escolas conveniadas e no Laboratório de Educação Musical - LEM.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas (com leituras, debates e seminários);
- Aulas práticas (com experiências pedagógicas e musicais);
- Análise dos relatórios do estágio.
Critério
- Avaliação da participação nas práticas, nas discussões e nos projetos coletivos;
- Avaliação da participação nos locais de estágio;
- Avaliação do Relatório final de estágio, inclusive de sua redação em Língua Portuguesa;
- Autoavaliação.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BRASIL. MEC/SEB. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Disponível em: http://inep.gov.br/ideb 
BRASIL.  Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) . Disponível: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb
DELALANDE, François, CÉLESTE, Bernadette, DUMARIER, Elisabeth. L´enfant du sonore au musical. Paris: INA-Buchet/Chastel, 1982.
GAINZA, Violeta - Fundamentos, Materiales Y Técnicos de La Educación Musical, Ricordi, B. Aires, 1973.
GOHN, Daniel M. Aspectos tecnológicos da experiência musical. Música Hodie, v. 7, p. 11-27, 2008.
GOHN, Daniel M. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 13, p. 161-174, 2007.
HOWARD, Walter - A Música e a Criança, Summos Editorial, São Paulo, 1985. 
KANDINSKY, Wassily - Ponto, Linha e Plano, Martins Fontes, São Paulo, 1970. 
PAYNTER, Jonn and ASTON, Peter - Sound and Silence: classroom projects is creative music, Cembridge University Press, N.Y. , 1970. 
PAYNTER, John. Hear and Now, universal Edition, Londres, 1972. 
PIAGET, Jean - A formação do Símbolo da Criança: imitação e jogo, Imagem e Representação, Zahar, Rio de Janeiro, 1971.
SALLES, Pedro Paulo. Gênese da Notação Musical na Criança. Dissertação de Mestrado. São Paulo, FEUSP, 1996.
________________. A Reinvenção da Música pela Criança. Tese de Doutorado. São Paulo, FEUSP, 2002.  
SÃO PAULO. SEE. Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/saresp 
SÃO PAULO. SEE. Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/o_que_e.asp
SMALL, Christopher - Música: Sociedad, Educación, Ed. Alianze Música, Madrid, 1981. 
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Unesp, 1991.
_________________ A afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2001.WILLEMS . Edgar - La Preparación Musical de Los mãs Pequaños, Paidós, B. Aires, 1969.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0327

Clique para consultar o oferecimento para CMU0327

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP