O aluno tomará conhecimento da problemática relacionada à leitura e ao “métier” composicional de partituras orquestrais, do período Barroco ao Contemporâneo. Praticará progressivamente a orquestração para os diversos naipes instrumentais : cordas, madeiras, metais e percussão.
O aluno praticará a orquestração para os diversos naipes orquestrais, ao mesmo tempo em que estudará em classe obras sinfônicas representativas dos diversos períodos da História da Música, observando a instrumentação proposta pelo compositor.
Exame de partituras instrumentais representativas dos diversos períodos da música ocidental, do Barroco ao Contemporâneo, com ênfase especial na produção dos séculos 19 e 20. O aluno praticará exercícios de orquestração e arranjos orquestrais, abordando os diversos naipes instrumentais, focalizando inicialmente cordas e madeiras. Cada naipe é estudado e praticado com suas características próprias e, em seguida, é adicionado cumulativamente ao anterior.
Adler, Samuel. Study of Orchestration. WW Norton & Company,, New York, 2002. Casella, Mortari. La Tecnica de la Orquestra Contemporanea. Ricordi Americana, Buenos Aires, 1950. Blatter, Alfred. Instrumentation /Orchestration. Longman Inc., New York, 1980. Koechclin, Charles. Traité d’Instrumentation. Max Eschig, Paris, 1946. Piston, Walter. Orchestration. WW Norton & Company, New York, 1955. Riemann, Hugo. Reducción al Piano de la Partitura de Orquestra. Editorial Labor, Barcelona, 1932.