Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0345 - Composição II
Composition II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Colocar o aluno em contato direto com o estado mais evoluído em se encontrar a cada momento a criação musical contemporânea. Contato que não se dá apenas ao nível do conhecimento - mas o que nos parece fundamental ao nível pragmático. Assim, 0 aluno compreende o sentido histórico e estético da música atual, podendo assumir posições decisivas nesta área em evolução permanente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. 
O Tempo em Música: conceitos e ideias.
Evolução das Formas no século XX.
Música conceitual. Música e acaso.
Metalinguagem e citações. Processos de improvisação.
Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI.
A relação da música com outras linguagens artísticas
Técnicas estendidas e novas formas de notação.
A experiência brasileira na música contemporânea.
 
 
 
Programa
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. 
O Tempo em Música: conceitos e ideias.
Evolução das Formas no século XX.
Música conceitual. Música e acaso.
Metalinguagem e citações. Processos de improvisação.
Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI.
A relação da música com outras linguagens artísticas
Técnicas estendidas e novas formas de notação.
A experiência brasileira na música contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BREGMAN, Albert. “Timbre, orchestration, dissonnance et organisation auditive”. In: Barrière, J.-B.. Le timbre metaphore por la composition. Paris: Bourgois. 1991.
BREGMAN, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994.
BRINDLE, R. Smith. The new music: the avant-garde since 1945. NY: Oxford univ. press. 1987.
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: mardaga, 2007.
DUNSBY, Jonathan. Considerations of Texture. Music & Letters, Vol. 70, No. 1, Oxford: Oxford University Press, 1989.
FERRAZ, S.. Análise e percepção textural. Cadernos de Estudo. São Paulo: Atravéz, 1991.
LIGETI, G. “States, events, transformations” in: Perspectives of New Music. Vol. 31, No. 1. Seattle: Univ. of Washington. 1993.
REICH, Steve.Texture-Space-Survival, Perspectives of New Music, Vol. 26, No. 2.
SCHAEFFER, Pierre e REBEL, Guy. Solfejo do objeto sonoro. trad. Dias, Antonio de Souza. Lisboa: Ina/GRM. 1990.
SMALLEY, Dennis. “Spechromorpologie: explaining sound-shapes”. Organised Sound 2(2): 107–2. Cambridge : Cambridge University Press. 1997.s
SOURIS, A.. “Notes sur le rythme concret”. Polyphonie, revue musicale trimestrelle: le rythme musical. Paris: Richard Masse Editeurs, Deuxième Cahier, 1948. [trad. Port. Ferraz, Silvio. 2019]
XENAKIS, Iannis. Formalized Music. NY: Pendragen Press. 1992.

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

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